São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994 |
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Peça discute relacionamentos dentro de um aquário
ANA BEATRIZ BRISOLA
De: Maurício Lencasttre Direção: Maurício Lencasttre Com: Maristela Marttino, Ricardo Calmon e Heloisa Cichowicz Onde: Centro Cultural São Paulo - Espaço Flávio Império (r. Vergueiro, 1.000, tel.277-3611) Quando: Sex e sáb às 21h30, dom às 20h30. Até final de setembro. Quanto: R$ 4,36 A peça "Eros Erótico e Psique Psicótica" estréia hoje no Centro Cultural São Paulo, encerrando a trilogia de Maurício Lencastre que começou com a peça "Beckett in White - A Comédia" e prosseguiu com "Falsa Valsa do Anjo Pornográfico". O espetáculo mostra, através do relacionamento de um casal, os "clichês e brincadeiras" de uma relação, na definição do autor e diretor Lencasttre. "As brigas, as conquistas, as relações sexuais, os jogos amorosos, enfim, tudo tomando como referência o mito grego de Eros (o deus do amor) e Psique ( a mais bela das mortais)", afirma Lencastre. Maristela Marttino, que interpreta a Psique, destaca que o espectador não deve achar que vai encontrar na peça à tragédia grega, porque o que eles fazem é justamente "transformá-la em comédia". Segundo ela, é isso que torna a peça diferente. "O Maurício é o diretor mais louco com quem eu já trabalhei", afirma. O ator Ricardo Calmon, o Eros, define a peça como uma "comédia cult", que usa uma linguagem inspirada no cinema mudo e no expressionismo alemão. "A graça está em conduzirmos o espectador a um determinado raciocínio para, então, surpreendê-lo de uma forma sutil, sem besteirol", diz. Outro componente muito importante de "Eros Erótico e Psique Psicótica", e da trilogia como um todo, é o local da encenação. O diretor procurou criar um espaço que fosse, ao mesmo tempo, anti-convencional e relacionado com o tema do conflito. Para as duas primeiras peças, o espaço escolhido foi um banheiro. Desta vez, a encenação foi transferida para dentro de um aquário. "Essa escolha se relaciona com a hermeticidade dos conflitos em questão na trilogia", justifica Lencastre. O aquário é um símbolo do hermetismo, que está presente também no triângulo amoroso de "Beckett..." e na confissão da menina que não acredita que morreu de "Falsa Valsa...". Além disso, o ambiente envolve a platéia e a instiga a participar. "Nossa intenção é mesmo esta", diz Ricardo. A maioria das pessoas se intimida diante disto, mas ocorrem algumas participações significativas, desabafos. O que mostra, segundo ele, que o ambiente, o conflito e a platéia estão envolvidos numa mesma sintonia. As outras duas peças da trilogia também estarão no Centro Cultural. "Falsa Valsa..." terá apresentações às terças e "Beckett...", àsquartas e quintas, ambas às 21h30. Texto Anterior: 'Acertanto as Contas' peca por ser óbvio e moralmente correto Próximo Texto: SHOWS Índice |
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