São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unificação da Europa começou com Hitler

MARCELO MUSA CAVALLARI
DA REDAÇÃO

A União Européia é um subproduto do Terceiro Reich. A unificação (pela força) do oeste da Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e leste da França foi tão eficaz que não poderia ser simplesmente desfeita.
O objetivo de Hitler era invadir a França, com quem a Alemanha tinha disputas territoriais e em quem o nazismo via um dos algozes da humilhação da Alemanha depois da Primeira Guerra.
A fronteira entre os dois países era protegida pela linha Maginot. O Exército alemão, então decidiu entrar na França pelo sul da Bélgica e, para desviar a defesa aliada, invadiu a Holanda e a Bélgica.
Em poucas semanas a França estava conquistada. De quebra, Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Como tudo era parte do Terceiro Reich foram suprimidas barreiras comerciais e de mão-de-obra.
A região –rica em carvão e minério de ferro, industrializada e servida por uma malha ferroviária eficiente– se tornou o coração econômico do Reich até 1944.
Em abril de 51, os cinco países mais a Itália criaram a Comunidade Européia do Carvão e do Aço, com o objetivo de perpetuar, em tempos de paz, a prosperidade conseguida durante a guerra.
Em 57, a Comunidade Econômica Européia estabelecia as bases para criação de um mercado comum de produtos, serviços e capitais entre os mesmos seis países. Aí nasceu a União Européia.
Não por acaso, instituições da União Européia hoje se localizam na Bélgica, Luxemburgo e em Estrasburgo, a parte da França que a Alemanha reivindicava. Alemanha, França, Bélgica, Holanda e Luxemburgo são responsáveis por 59% do orçamento da UE.
Não há mais carvão na Bélgica nem minério de ferro em Luxemburgo. A mineração decresce cerca 3,2% ao ano na França desde a década de 80. O aço perde importância a cada ano na Alemanha.
Mesmo mudada, no entanto, a galinha dos ovos de ouro do Terceiro Reich continua sendo a mola propulsora do bloco europeu.

Texto Anterior: Alemães desfilam em Paris pela primeira vez desde a 2ª Guerra
Próximo Texto: BC da Alemanha dá apoio ao dólar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.