São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

Combates na Bósnia desafiam o cessar-fogo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Sérvios e muçulmanos intensificaram os combates ontem em diversos pontos da Bósnia, em novo desafio ao cessar-fogo acertado em junho por iniciativa da ONU.
A quatro dias do prazo dado para que sérvios e muçulmanos respondam ao novo plano de paz, a ONU começou a debater opções militares para o caso de fracasso.
O comandante das forças de paz na ex-Iugoslávia, Bertrand de Lapresne, reúne-se amanhã com o enviado especial da ONU, Yasushi Akashi, e o chefe do Comando Sul da Otan, Leighton Smith. O secretário da Defesa dos EUA, William Perry, também vai à região.
Na semana passada, as grandes potências deram até dia 19 para que os beligerantes respondam se aceitam o plano de paz.
Croatas e muçulmanos aceitaram o plano, que o Parlamento bósnio examina dia 18. No mesmo dia se reúne a liderança dos sérvios, que deverá exigir alterações.
Houve combates em Zavidovici (norte), Doboj e Srebrenica (noroeste) e Bihac (nordeste). Em Gorazde (nordeste), os sérvios impediram a ONU de remover feridos.

Texto Anterior: BC da Alemanha dá apoio ao dólar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.