São Paulo, sábado, 16 de julho de 1994
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Ágio do carro "popular" chega a 42%

DA REPORTAGEM LOCAL E DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O ágio na compra do carro "popular" não diminuiu com a chegada do real. Dependendo da marca, chega a custar 42% acima do preço fixado pela fábrica.
Esse é o caso do Corsa, da GM. Pela tabela, vale R$ 7.350. Mas no mercado paralelo é cotado, em média, a R$ 10.500, para pronta entrega.
As concessionárias Chevrolet não cobram ágio. Mas não têm o carro para vender. A produção da fábrica ainda é insuficiente para atender à procura. O consumidor fica na fila e não recebe pevisão de entrega.
O Mille ELX, o "popular" sofisticado da Fiat, lançado para concorrer com o Corsa, também custa, em média, R$ 10.500 na "boca". Mas o ágio é menor (29%), já que o preço de tabela é maior (R$ 8.139).
Para comprar o ELX pelo valor oficial, o consumidor tem que esperar cerca de 90 dias, segundo estimativa de revendedores Fiat.
O Mille Electronic é encontrado nas lojas independentes por R$ 8.400, em média, 15,8% acima do preço de tabela (R$ 7.254). A fila nas concessionárias é de pelo menos três semanas.
O Gol 1000, da Volks, é cotado no mercado paralelo a R$ 8.200, em média (o preço varia um pouco dependendo da cor e de opcionais). O ágio é de pelo menos 13,2%.
O "popular" da Volks custa nas concessionárias R$ 7.243. Comprar o carro no preço de tabela exige espera de sete a dez dias.
Até o Hobby, da Ford, que, segundo as concessionárias, pode ser conseguido de quatro a cinco dias após o pedido, tem ágio no paralelo. O carro é cotado, em média, a R$ 8.400, 13,7% acima da tabela (R$ 7.386).
Em junho, essa participação subiu para 46,6% com a venda de 37.083 unidades. Fábrica da GM O governador Hélio Garcia (PTB) já dá como certa a instalação da General Motors (GM) em Minas. Ele disse que vem trabalhando "em silêncio" há mais de um ano para levar a nova fábrica da montadora para o Estado.
Oficialmente, Garcia nega que já tenha fechado um acordo com a empresa. Na última quarta-feira uma equipe técnica da GM sobrevoou trecho de 200 km da rodovia Fernão Dias (BR-381) , entre Betim e Santo Antônio do Amparo, que está sendo duplicado. O governador disse que não irá dar nenhum tipo de incentivo fiscal para a General Motors. A assessoria de imprensa da GM nega que a montadora já tenha decidido o local da instalação da nova fábrica. Segundo a assessoria , Minas é apenas um dos 12 Estados interessados na unidade.

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