São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A NETRÓPOLIS

MARIA ERCILIA
EDITORA-ADJUNTA DO MAIS!

Exatamente 40 anos depois de Marshall McLuhan ter cunhado o termo "aldeia global", esta se materializa de forma inesperada. A comunicação de massas deixa de ter um único modelo, aquele em que poucos controlam o que é consumido por muitos. A Internet, rede mundial conectada a 18 mil redes em 137 países, mostra que há pelo menos uma dimensão em que a anarquia é possível: a quarta...
Netrópolis (net = rede) é o neologismo lançado pela revista inglesa "New Scientist", para definir a comunidade global que começa a se delinear em torno das redes de comunicação via computador.
Trata-se de uma caótica rede em que o único meio de expressão é o texto escrito, e que faz crer que a vanguarda do pensamento hoje se deslocou da arte para as margens ainda em explosão da tecnologia. A "mãe de todas as redes", criação de pesquisadores americanos açulados pela paranóia da Guerra Fria (leia texto à pág. 6-5), subsiste em universidades, e começa a desenvolver ramos comerciais.
Até uma nova língua, anárquica e selvagem, parece brotar neste mundo paralelo. Acrônimos, desenhos e abreviações convergem numa forma de comunicação altamente eficiente, com a imediatez da conversa e a precisão do texto.
A "arma" que retira o computador de isolamento não é novidade: o modem, periférico simples e barato, que o conecta ao telefone. Num futuro próximo, o computador que não se conectar será uma máquina morta. A comunicação por computador vai ser tão útil e invisível quanto o telefone.
Talvez perca parte da aura aventureira que a envolve. Hoje as redes de computador se entrelaçam numa pacífica confusão, onde a informação transbordante é de graça, ou quase. Por causa desta gratuidade mesmo, tem muito lixo na Internet. O bom viajante da rede tem um precioso caderno de endereços, onde ele encontra a obra de Shakespeare, algum interessante ensaio inédito, um bom papo...
Mas, como alegria alternativa dura pouco, a grande brincadeira está em vias de virar grande negócio. O governo americano investe maciçamente nas fundações da "superinfovia" (veja ilustração abaixo). Quem pilota o projeto é Al Gore, apelidado de "presidente virtual".
O vice-presidente americano quer conectar o país inteiro. Uma rede de fibras óticas ligará supercomputadores por todo o país. TV, computador e telefone serão integrados num supereletrodoméstico. A tecnologia-chave, em desenvolvimento, é a "set top-box" (leia texto à pág. 6-5).
Devido à ênfase do governo Clinton na comunicação digital, a Internet virou assunto da mídia como nunca antes. Seus 20 a 40 milhões de usuários, que se sentem à vontade num sistema árido para os não-iniciados, sentem-se ameaçados. É como se uma praia de hippies e alternativos estivesse a ponto de virar uma grande Miami.
Com esta revolução, que provavelmente não se retringirá aos EUA, o ciberespaço, hoje uma fronteira semidesconhecida, pode se transformar num shopping monstro, mais propício ao consumo que à experimentação.

Texto Anterior: Entenda a polêmica
Próximo Texto: O QUE JÁ É POSSÍVEL; O QUE PODE SURGIR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.