São Paulo, domingo, 17 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padrão-ouro acabou em 71

JOSÉ ROBERTO CAMPOS
DA REDAÇÃO

Richard Nixon surpreendeu o mundo na noite de 15 de agosto de 1971. Pela TV, anunciou pacote de congelamento de preços e salários, restrição a importações e alívio fiscal, ao mesmo tempo em que rompia com os compromissos de Bretton Woods, ao suspender a conversibilidade do dólar em ouro.
Como era seu estilo, combinou apelos ao nacionalismo com suspeitas paranóicas de suposta conspiração contra o dólar. "Essa medida não conquistará amigos entre os traficantes de dinheiro."
Batizou seu pacote de "Nova Política Econômica" e qualificou-o de o mais importante conjunto de medidas econômicas desde 1933.
Era o sistema monetário do pós-Guerra que desmoronava e Paul Samuelson, prêmio Nobel de Economia, punha a questão em perspectiva. Para ele, empresas e investidores aproveitaram as taxas de juros mais altas na Europa do que nos EUA e passaram a "batata quente" –dólares– para os BCs europeus. Pelo acordo de Bretton Woods, eles deveriam comprá-los, mas não estavam mais dispostos.
Após a pancada de Nixon, o sistema monetário viveu de crise em crise. Em dezembro de 1971, um acordo entre os principais países desenvolvidos ampliou a faixa de flutuação cambial para 2,25%. O golpe derradeiro no acordo de Bretton Woods veio com uma nova desvalorização do dólar frente ao ouro em fevereiro de 1973.
A rápida expansão das potências desenvolvidas e seu reagrupamento em grandes e poderosos blocos econômicos tornou-se incompatível com o predomínio americano. A surpreendente e sofisticada expansão dos mercados financeiros, que movimentam grandes quantidades de dinheiro em segundos, reduziu o poder dos governos de intervir para assegurar o valor da moeda.
Com o fim das taxas de câmbio fixas passou a reinar a possibilidade de caos intermitentes nos mercados. Grandes bancos e investidores apostam contra várias moedas. A bola da vez é o dólar contra o iene –a moeda americana bate recordes de baixa. Um financista húngaro, George Soros, conseguiu desafiar os britânicos, investir contra a libra e ganhar.
(JRC)

Texto Anterior: Pós-guerra acentuou domínio dos EUA
Próximo Texto: Estudo critica FMI e Banco Mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.