São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Batman e Robin voltam com suas aventuras alegres em velho estilo

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Batman e Robin voltam com suasaventuras alegres em velho estilo
Programa: Batman
Elenco: Adam West, Burt Ward, Neil Hamilton, Alan Napier, Cesar Romero
Onde: TV Gazeta/CNT
Quando: de segunda a sexta às 17h45

"Batman", o mais "camp" de todos os seriados, está de volta à TV brasileira. A rede Gazeta/CNT retransmite a partir de hoje 120 capítulos das aventuras do homem-morcego.
Produzido para a rede norte-americana ABC, que transmitiu suas aventuras entre 12 de janeiro de 1966 e 14 de março de 1968, o seriado bateu fácil seus concorrentes na época. No dia da estréia, teve 49,5% da audiência, contra 24,7% da NBC e 21,4% da CBS.
O sucesso na época é explicável. Desde que surgiu nos quadrinhos, na revista DC Comics, em maio de 1939, criado pelo desenhista Bob Kane e pelo roteirista Bill Finger, o herói mascarado sempre incorporou as mudanças sociais e estéticas de sua época.
O clima noir dos anos 40 se adequava às idéias originais dos autores. Na década seguinte, influenciado pelo western e pela ficção científica, atravessou o velho Oeste e foi ao espaço lutar contra alienígenas.
Nos anos 60, Batman chega à televisão repleto de índices da cultura pop. As onomatopéias gráficas que explodem na tela a cada briga dos heróis (Robin não se desgrudava desde 1938) com vilões como Coringa, Charada e Pinguim são claras referências à produção de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, os papas da pop art.
A esquerda da época não gostava do sucesso do seriado, que considerava fascista por tentar desvincular a atenção da sociedade de problemas como a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã. Já intelectuais e artistas acham que o herói é "camp", um termo cunhado pela comunidade homossexual para designar algo que é artificial, exagerado e divertido.
Mas alienado ou engajado, o seriado "Batman" é acima de tudo datado. Pertence aos alegres e alucinógenos anos 60. Se sobrevive nos dias de hoje é apenas como uma curiosidade engraçada.
Infelizmente, a década de 90 se adequa mais com as escrotices dos mal-educados Beavis e Butt-Head, que estréiam hoje na MTV.

Texto Anterior: Pequenas lutas dão grandes conquistas
Próximo Texto: Dupla de pimentinhas modernos atacam fãs do videoclipe na MTV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.