São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

FPR ataca refugiados ruandeses no Zaire

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Bombas de morteiro disparadas pelos rebeldes da minoria étnica tutsi atingiram a fronteira de Ruanda e Zaire e mataram pelo menos 25 refugiados hutus.
A FPR (Frente Patriótica Ruandesa) tomou ontem a cidade de Gisenyi, último centro de resistência do governo, e indicou seu dirigente Pasteur Bizimungu –um hutu moderado– presidente do país.
A recente ofensiva da FPR deslocou cerca de 500 mil refugiados para o Zaire, fronteira oeste de Ruanda. Por causa da falta de infra-estrutura, há temores de uma catástrofe humanitária.
A cidade fronteiriça de Goma, onde estão instaladas as bases militares francesas da Operação Turquesa, também foram atingidas por bombas.
Jornalistas disseram ter visto até 55 corpos de ruandeses, incluindo mulheres e crianças. Segundo porta-vozes franceses, houve enfrentamentos pela primeira vez entre militares franceses e rebeldes.
Desde a derrubada do avião do presidente Juvenal Habyarimana, no início de abril, a guerra já deixou estimados 500 mil mortos.

Texto Anterior: Corrupção derruba ministro francês; Nigéria vai estudar libertação de opositor; Egito prende suspeitos fundamentalistas; Membro da ONU escapa de tiros; Traficante oferece rendição em Myanma; China reprime islamismo no norte; A FRASE; Londres teme morte de reféns no Camboja; 22 morrem de fome e de sede no Sudão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.