São Paulo, terça-feira, 19 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Das agências internacionais

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Leia a seguir cronologia dos maiores atentados contra judeus ou israelenses fora do Oriente Médio:
5 de setembro de 72: nas Olimpíadas de Munique (Alemanha), um comando da organização palestina Setembro Negro invade o alojamento dos atletas israelenses, matam dois e capturam nove. No final do sequestro, nove reféns, cinco terroristas e um policial alemão morrem num tiroteio em aeroporto da cidade.
4 de julho de 76: comandos israelenses atacam sequestradores de um avião da Air France no aeroporto de Entebbe (Uganda). Morrem 7 terroristas, 20 militares ugandenses, 3 reféns e 1 oficial israelense.
3 de outubro de 80: bomba explode diante de sinagoga da rua Copernic, em Paris (França), deixando 4 mortos e pelo menos 20 feridos.
20 de outubro de 81: bomba explote em frente da sinagoga de Amberes, na Bélgica, e deixa três mortos.
9 de agosto de 82: desconhecidos atiram contra o interior de um restaurante no bairro judaico de Paris. Morrem 6 pessoas e outras 22 ficam feridas.
27 de dezembro de 85: balcões da companhia aérea israelense El Al são atacados nos aeroportos de Leonardo da Vinci (Roma) e Viena. O saldo final dos dois atentados foi de 20 mortos e mais de 100 feridos.
6 de setembro de 86: comando invade a sinagoga }Neve Shallom, de Istambul (Turquia), atirando e lançando granadas. Morrem 24 pessoas e há mais de 10 feridos.
17 de março de 92: atentado contra a embaixada de Israel em Buenos Aires e mata 29 pessoas.
18 de julho de 94: atentado contra a sede da Amia (Associação Mutual Israelita Argentina) deixa pelo menos 22 mortos e mais de 100 feridos. Governo fecha as fronteiras em uma tentativa de impedir que os responsáveis deixem o país.

Texto Anterior: Suspensos vôos de Buenos Aires
Próximo Texto: SP reforça segurança em entidades judaicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.