São Paulo, quarta-feira, 20 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Políticos aproveitam para fazer campanha

FABIO GUIBU; HUMBERTO SACCOMANDI

Os principais políticos presentes ontem à chegada da seleção brasileira em Recife acreditam que a vitória na Copa do Mundo vai influenciar as eleições deste ano.
"Isso cria um clima de otimismo no país. Os candidatos que vendem otimismo vão ser beneficiados", afirmou o senador Marco Maciel (PFL-PE).
O governador Joaquim Francisco (PFL) tem a mesma opinião. "O tetra cria uma atmosfera positiva e aumenta a auto-estima. Se algum pescador souber pescar nessas águas, vai tirar proveito", afirmou.
O prefeito de Recife, Jarbas Vasconcelos (sem partido), foi o que mais se preocupou em se dissociar da apropriação política do tetra. Ele participou apenas das homenagens na chegada. Viu o cortejo pela TV.
"Não dá para capitalizar politicamente. Temos que tomar cuidado para não misturar as coisas. O povo está maduro para distinguir", disse Vasconcelos.
Outro que disse discordar do uso político da Copa é o senador Ney Maranhão (PRN-PE), candidato a deputado federal.
"Quem tirar proveito disso vai ficar mais por baixo que poleiro de pato", afirmou Maranhão, que justificou sua presença na homenagem à seleção com seu passado desportista. Ele disse que foi campeão de vôlei estudantil e lutou judô.
Se a apropriação da vitória na Copa ainda divide as lideranças políticas, os prefeitos e candidatos a vereadores em Pernambuco não pensaram duas vezes antes de se promoverem com a seleção.
Os prefeitos de várias cidades do Estado, como Ipojuca, Serinhaém e São José da Coroa Grande levaram torcedores/eleitores de suas cidades para Recife para ver de perto os jogadores. O transporte, gratuito, foi feito em ônibus das prefeituras.
(FG, HuSa)

Texto Anterior: Desfile reúne 1,5 milhão nas ruas de Recife
Próximo Texto: Gaúchos serão homenageados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.