São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

Vitamina não previne câncer, sugere estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Em mais um estudo questionando a utilidade de vitaminas como prevenção ao câncer, pesquisadores notaram que as vitaminas C e E e o beta-caroteno não diminuíram os riscos de câncer do intestino grosso (cólon e reto).
O estudo durou quatro anos e acompanhou 751 voluntários. O resultado da pesquisa está na revista médica "New England Journal of Medicine".
Pesquisas prévias mostraram que pessoas que comem dietas ricas em vegetais e frutas têm menores índices de câncer, mas os novos dados sugerem que alguma outra substância nesses alimentos têm o efeito anticancerígeno.
O trabalho "coloca um limite nos possíveis efeitos desses três nutrientes", disse um dos co-autores, John Baron, professor do Centro Médico Dartmouth-Hitchcock em Lebanon, New Hampshire (nordeste dos EUA).
No estudo, voluntários que tiveram recentemente um pólipo (um precursor de tumor) retirado do cólon foram tratados com combinações das vitaminas E e C e beta-caroteno, que é relacionado à vitamina A.
Uma parte do grupo recebeu "placebos", pílulas inócuas. A equipe, liderada por Robert Greenberg, do mesmo centro médico, procurou então pólipos adicionais.
Os pesquisadores descobriram que o uso das vitaminas não preveniu a formação de novos pólipos. "Alguns ensaios a longo prazo ainda não foram completados, mas os dados atuais não apóiam o uso de suplementos vitamínicos antioxidantes para objetivos de prevenção do câncer", concluíram os cientistas.
Em um editorial comentando os achados, os médicos Marcia Angell e Jerome Kassirer disseram que "as pessoas que se sentem traídas quando conhecem um novo estudo mostrando que vitamina E e caroteno não protegem contra câncer deveriam se perguntar porque tão prontamente acreditaram que antioxidantes tinham esse efeito em primeiro lugar".

Texto Anterior: Empresa no ES tem plano de reflorestamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.