São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fraude continua, diz psiquiatra

LUIS HENRIQUE AMARAL; MARIA CRISTINA GORGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL E FREE-LANCE PARA A FOLHA

O psiquiatra Nacile Daud Júnior, membro do movimento S.O.S Saúde Mental, disse que as fraudes contra o Ministério da Saúde continuam.
As denúncias vieram a público há uma semana por iniciativa de João Marcolan, membro de uma equipe de especialistas nomeada pelo ministério para fiscalizar hospitais psiquiátricos.
A equipe, chamada de GAPH (Grupo de Avaliação de Portarias de Hospitais Psiquiátricos), vistoriou cerca de 50 hospitais em todo o país desde maio de 93. Cerca de 50 hospitais foram vistoriados desde maio de 93.
Daud afirmou que, até agosto de 93, o GAPH teria constatado que 22 hospitais psiquiátricos recebiam indevidamente verba do governo.
"Os hospitais recebiam como se estivessem de acordo com as exigências estabelecidas pelo ministério, mas elas não eram cumpridas. Até agora, o dinheiro pago a mais não foi devolvido", disse Daud.
O S.O.S. Saúde Mental, formado por especialistas, pacientes e familiares, se opõe à existência de manicômios.

Texto Anterior: Saúde faz devassa em manicômios
Próximo Texto: Feira de informática causa modificação no trânsito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.