São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Índice oficial aponta inflação de 5%

LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A primeira prévia da inflação em real mostra que ela está correndo a 5,03% no mês de julho. O resultado do IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor, série r), praticamente único indexador válido para contratos novos e reajustes salariais na nova moeda, faz o governo esperar para o mês uma inflação em torno de 5%, disse ontem o assessor especial do Ministério da Fazenda, Edmar Bacha.
A prévia do IPC-r refletiu a variação dos preços ocorrida entre 8 de junho e 7 de julho. Nas três últimas semanas de junho os preços coletados foram convertidos de cruzeiros reais para a URV do dia da coleta. Captou a inflação na nova moeda em uma semana.
Bacha ressaltou que estava anunciando "a última inflação em URV e não a primeira inflação em real".
Na avaliação da equipe econômica, na primeira semana de julho os preços ficaram praticamente estabilizados.
O índice apontou uma variação de preços maior no Rio de Janeiro (5,79%) do que em São Paulo (4,71%). A maior alta ficou com os preços de alimentação e bebidas (9,13%). Os gastos com habitação registraram uma queda de 0,23%.
O IPC-r também verificou altas com saúde e cuidados pessoais (2,51%), vestuário (5,79%) e transporte e comunicação (5,81%).
O IPC-r de julho, a ser divulgado no final do mês, será calculado com base na coleta de preços entre 16 de junho a 14 de julho nas regiões metropolitanas do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Goiânia e Distrito Federal.
A primeira inflação integralmente em real será divulgada no final de agosto.
Bacha disse que os empresários não poderão repassar aos preços esta inflação. "Os aumentos já aconteceram, agora as empresas têm que devolver parte desta gordura aos seus empregados".

Próximo Texto: COMO SÃO OS ÍNDICES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.