São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994 |
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Zumbi vira canibal apocalíptico
MARCEL PLASSE
Ambos permanecem inéditos em vídeo, como toda a série de zumbis do estúdio Monogram, filmada na década de 40. O interesse nos zumbis do Haiti diminuiu com os anos. Mesmo assim, o contemporâneo Wes Craven dirigiu bons zumbis à moda antiga, em "A Maldição dos Mortos Vivos" (1987). Não é difícil entender a queda de interesse no zumbi tradicional. Sem vontade própria, ele precisava das ordens maléficas de Bela Lugosi ou John Carradine. Tudo mudou com a chegada de Romero, em 1968. Em "A Noite dos Mortos Vivos", os zumbis deixaram de ser criaturas do folclore vodu para virar canibais apocalípticos, à solta no coração da América. Em "Dawn of the Dead" (1979), único filme do ciclo de Romero inédito em vídeo, os mortos vivos chegam à cidade grande. A ação se passa num shopping cercado por criaturas. "O Dia dos Mortos" (1985), filmado num abrigo nuclear, encerra a trilogia, explorando a origem militar do pesadelo. O ciclo ainda rendeu um "remake" de "A Noite dos Mortos Vivos" (1990), dirigido pelo maquiador dos mortos originais, Tom Savini. No ano em que a trilogia de Romero chegou ao fim, o primeiro de uma nova safra de mortos vivos chegou às telas. Dan O'Bannon concebeu "A Volta dos Mortos Vivos" (1985) como uma paródia adolescente do ciclo original, extrapolando o humor negro de Romero. O filme de O'Bannon parte do princípio de que "A Noite dos Mortos Vivos" foi inspirado em fatos reais. Os mortos levantaram das tumbas por obra de uma experiência militar. "A Volta dos Mortos Vivos 2" (1988), dirigido por Ken Wiederhorn, repisa as idéias de O'Bannon, mas sem a graça anterior. (MP) Texto Anterior: Filme traz ninfeta necrofílica Próximo Texto: Casa Triângulo expõe novos artistas Índice |
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