São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zumbi vira canibal apocalíptico

MARCEL PLASSE
DA REPORTAGEM LOCAL

O filme que tirou os mortos-vivos das tumbas cinematográficas, "White Zombie" (1932), com Bela Lugosi, assim como o grande clássico dos anos 40, "I Walk with a Zombie", de Jacques Tourner, são romances comparados ao canibalismo festejado na trilogia de George Romero.
Ambos permanecem inéditos em vídeo, como toda a série de zumbis do estúdio Monogram, filmada na década de 40.
O interesse nos zumbis do Haiti diminuiu com os anos. Mesmo assim, o contemporâneo Wes Craven dirigiu bons zumbis à moda antiga, em "A Maldição dos Mortos Vivos" (1987).
Não é difícil entender a queda de interesse no zumbi tradicional. Sem vontade própria, ele precisava das ordens maléficas de Bela Lugosi ou John Carradine.
Tudo mudou com a chegada de Romero, em 1968. Em "A Noite dos Mortos Vivos", os zumbis deixaram de ser criaturas do folclore vodu para virar canibais apocalípticos, à solta no coração da América.
Em "Dawn of the Dead" (1979), único filme do ciclo de Romero inédito em vídeo, os mortos vivos chegam à cidade grande. A ação se passa num shopping cercado por criaturas.
"O Dia dos Mortos" (1985), filmado num abrigo nuclear, encerra a trilogia, explorando a origem militar do pesadelo.
O ciclo ainda rendeu um "remake" de "A Noite dos Mortos Vivos" (1990), dirigido pelo maquiador dos mortos originais, Tom Savini.
No ano em que a trilogia de Romero chegou ao fim, o primeiro de uma nova safra de mortos vivos chegou às telas.
Dan O'Bannon concebeu "A Volta dos Mortos Vivos" (1985) como uma paródia adolescente do ciclo original, extrapolando o humor negro de Romero.
O filme de O'Bannon parte do princípio de que "A Noite dos Mortos Vivos" foi inspirado em fatos reais. Os mortos levantaram das tumbas por obra de uma experiência militar.
"A Volta dos Mortos Vivos 2" (1988), dirigido por Ken Wiederhorn, repisa as idéias de O'Bannon, mas sem a graça anterior.
(MP)

Texto Anterior: Filme traz ninfeta necrofílica
Próximo Texto: Casa Triângulo expõe novos artistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.