São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pescadores de SC encontram lula gigante

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Pescadores da praia da Armação do Itapocoroi, no município de Penha (SC), pescaram anteontem uma lula gigante. O molusco media 95 cm e pesava 3,8 kg.
Segundo os pescadores, as lulas comuns não ultrapassam 15 cm e é difícil que pesem mais que 300 gramas.
A lula gigante foi congelada e levada para o laboratório da Faculdade de Oceanografia da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), onde será submetida a vários estudos.
A primeira análise a ser feita pelos oceanógrafos da Univali visa descobrir qual a espécie da lula.
Segundo o coordenador do Museu Oceanográfico do Vale do Itajaí, Jules Soto, as lulas gigantes vivem em profundidades superiores a mil metros no oceano.
Segunda vez
"É muito raro encontrar um exemplar deste tamanho", disse. Ele afirmou que esta é a segunda vez que uma lula gigante é capturada no Brasil. "Há registros de um caso semelhante em Santos", declarou.
Soto acredita que a lula encontrada pelos pescadores catarinenses tenha vindo à superfície por causa de uma corrente marítima vertical. "Depois disso, ela deve ter sido arrastada para perto da costa", afirmou ele.

Texto Anterior: Médicos protestam em enterro de ginecologista
Próximo Texto: Corpo de Bombeiros encontra osso em local indicado por ex-paciente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.