São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

Japão saiu da estagnação, diz BC

Depois de três anos de estagnação, a economia do Japão vai retomar o crescimento nos próximos meses, afirmou o presidente do banco central, Yasushi Mieno.
O Ministério da Fazenda confirmou que há sinais de "progressiva recuperação", como o aumento do consumo individual e da confiança do empresariado.
Em encontro com banqueiros, o presidente do BC declarou poder dizer que "por fim a economia japonesa caminha para a recuperação, mesmo com o fator desestabilizador representado pela recente valorização do iene".
A moeda japonesa subiu de 112 ienes por dólar no início do ano para cerca de 99 ienes por dólar nos últimos dias.
Mieno não indicou, contudo, se o governo vai adotar medidas urgentes para reduzir o impacto da alta da moeda japonesa.
O iene mais alto tende a tornar as exportações japonesas mais caras e reduzir sua competitividade, cortando a receita em dólares dos exportadores.
Para a APE (Agência de Planejamento Econômico), a recuperação vai começar de forma lenta na segunda metade do ano fiscal que termina em 31 de março de 1995 –ou seja, a partir de outubro.

Texto Anterior: Panamá confirma atentado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.