São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

Governo altera secretaria de Fritsch

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em final de governo, o Ministério da Fazenda vai reestruturar a Secretaria Especial de Política Econômica (Sepe).
As mudanças visam compensar a perda de poder do titular da Sepe, secretário Winston Fritsch, sobre a área de preços, que passou a ser subordinada aos assessores especiais Daniel de Oliveira e Milton Dallari.
As coordenadorias de política cambial e monetária, concentradas hoje no Banco Central, serão reforçadas para responder a uma nova atribuição dada ao titular da Sepe, secretário Winston Fritsch.
Fritsch ocupará posição de destaque na Comissão Consultiva de Política e Cambial do CMN (Conselho Monetário Nacional). Essa comissão é uma das sete previstas na medida provisória do real, que alterou a composição do CMN.
As coordenadorias de política cambial e monetária fazem parte do organograma da Sepe, mas foram praticamente desativadas desde a gestão do ex-ministro Fernando Henrique Cardoso.
O reforço dessas coordenadorias na Sepe deverá ser feito por meio de transferência de técnicos do Banco Central.
Na reestruturação da Sepe, as quatro coordenadorias de preços –públicos, industriais, agrícolas e análise de conjuntura– vão formar a UPP (Unidade de Política de Preços) anunciada pelo ministro Rubens Ricupero logo após a implantação do real.
Outra coordenadoria da Sepe subordinada ao secretário Fritsch deverá receber reforço: a de Comércio Exterior, que abrange as negociações com o Mercosul.
A proximidade do prazo de implementação do Mercosul –janeiro de 1995– intensificou as negociações em torno de vários pontos ainda pendentes, como a tarifa externa comum que determinará as alíquotas de imposto de importação a serem praticadas pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Texto Anterior: Fazenda quer adiar definição de reajuste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.