São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista quer que TSE suspenda divulgação de pesquisas do Ibope

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT vai pedir a suspensão da divulgação das pesquisas do instituto Ibope durante o período eleitoral. Para o partido, o Ibope está manipulando as pesquisas e prejudicando seu candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.
O deputado Chico Vigilante (PT-DF) disse que entraria com representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ontem à tarde.
"O Ibope está aplicando um questionário em determinadas pesquisas que classifica o Lula de baderneiro e defensor do casamento entre homossexuais", disse Vigilante.
O questionário, divulgado ontem pela Folha, contém frases afirmativas como "Lula está em partido que aprova o aborto e o casamento entre homossexuais" e "O PT defende a violência como caminho para obter mudanças".
Assim que a representação for protocolada no TSE, será enviada à Corregedoria Geral. Depois de analisada pelo corregedor-geral, ministro Flaquer Scartezzini, o Ministério Público dará parecer.
O gerente-geral de Operações do Ibope, Antonio Ricardo, disse anteontem que não pode confirmar nem negar a realização da pesquisa. Afirmou também que o instituto não divulga o nome de seus clientes.
Os institutos de pesquisa são registrados no TSE. Quando pedem o registro, enviam documentação explicando todas as metodologias que podem vir a ser aplicadas.
Os documentos ficam fechados e só são abertos quando o instituto é processado.

Texto Anterior: Lula elabora discurso para sucesso do Real
Próximo Texto: Conheça trechos do questionário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.