São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba tirar vantagem do cartão de crédito

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Na era do real, o cartão de crédito volta a ser um bom instrumento para adiar o pagamento de suas compras. Sabendo usá-lo corretamente, a vantagem financeira pode ser ainda mais significativa.
Em primeiro lugar, só use o seu cartão se o preço for o mesmo do pagamento à vista. Algumas lojas continuam praticando valores diferenciados, embutindo juros nos pagamentos feitos com cartão.
Escolher a melhor data para fazer suas compras também é fundamental. Assim, você adia o pagamento em pelo menos 33 dias.
A vantagem é ainda maior se o valor correspondente for aplicado no mercado financeiro durante esse período. Pode ser na poupança ou um fundo de investimento, como commodities ou renda fixa.
Na maior parte dos cartões consultados pela Folha, a data-limite para que o pagamento caia apenas na fatura do mês seguinte é três dias antes da data de vencimento (ver cartões no quadro ao lado).
As únicas exceções a este prazo são o Nacional (quatro dias antes) e o BFB (cinco dias).
Saiba que, quando a loja usa a máquina manual, o comprovante de compra demora mais para chegar à administradora. Mas, se tiver um terminal eletrônico, a transação pode ser incluída mais rapidamente em sua fatura.
Outra dica importante é pagar sempre o valor integral da fatura na data de seu vencimento.
Utilizar o crédito parcelado (onde o número de prestações e seus valores são definidos no ato da compra) ou o rotativo (onde você paga, a cada mês, um percentual mínimo do valor da fatura) custa caro, porque os juros estão altos (ver taxas no Roteiro de Crédito).
Se você precisar "rolar" parte do débito, não espere a fatura do mês seguinte. Quite a dívida assim que tiver dinheiro. Assim, você vai pagar juros apenas sobre os dias em que ficou devendo.
Isso pode ser feito com um recibo avulso, nos bancos credenciados. As administradoras aconselham ligar antes para a central de atendimento (ver quadro ao lado).
Como os juros vêm na fatura do mês seguinte, pague antecipadamente apenas o valor principal, mesmo que a central de atendimento lhe forneça o valor do débito acrescido dos encargos.
A única exceção a essa regra é o cartão Bradesco, onde o valor já com os juros é automaticamente descontado de sua conta corrente.

Texto Anterior: Realidade dos fundos
Próximo Texto: Fique atento à seguradora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.