São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado de novos se recupera em junho

PABLO PEREIRA
DA REDAÇÃO

A velocidade de vendas de apartamentos novos de São Paulo registrou em junho um alta de 0,9 pontos percentuais, subindo de 7,1% para 8%. A variação do índice aponta recuperação no mercado de imóveis na planta ou de pronta entrega.
Foi o segundo melhor desempenho do setor ano, perdendo somente para o "estouro"de vendas de março (10,5%), segundo estudo mensal do Datafolha, publicado no quarto domingo de cada mês em Imóveis.
A velocidade de vendas é um índice que mede o número de apartamentos vendidos a cada cem oferecidos, medindo o movimento de vendas nos estandes.
A média de ofertas no semestre, segundo o Datafolha, foi de 12.221 unidades, com 862 vendidas. A velocidade de vendas de 7,1% no período supera um pouco a média de vendas registrada no ano passado (7,0%), considerado ano da recuperação do mercado.
O bairro que se destacou no mês foi Bela Vista (região central). Com forte demanda por apartamentos de um e dois quartos, Bela Vista aparece em segundo lugar no ranking dos que mais venderam.
Foi superado somente por Tucuruvi (zona norte), que teve como principal produto os prédios de dois quartos do "Plano 100", da Rossi Residencial.
O lançamento que empurrou Bela Vista para cima no ranking foi da Coelho da Fonseca. Empreendimento com apartamentos de um e dois dormitórios e cobertura de dois quartos.
O lançamento desse tipo de imóvel atende ao perfil do comprador que procura unidade pequena e localizada próxima da avenida Paulista e Jardins, região de grande concentração no setor de serviços e lazer, como bancos, cinemas e bares noturnos. Dos 55 bairros que tiveram ofertas em junho, 14 não registraram vendas.(PP)

O balanço é um estudo do mercado de imóveis novos na cidade de São Paulo, baseado no Roteiro de Imóveis e em informações sobre as vendas realizadas no mês de junho, coletadas até o dia 19/07/94, junto a participantes do roteiro. Esse estudo é uma realização do Datafolha, sob a direção dos sociólogos Antônio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente de planejamento e análise a estatística Karla Mendes. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo de Marlene Peret.

Texto Anterior: Tecnologia 'encolhe' área de escritórios
Próximo Texto: Mostra de Campos terá concertos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.