São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portillo é estrela dos 'tories'

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Filho de um imigrante espanhol, Michael Portillo, um conservador tradicional, é o favorito da ala mais jovem dos "tories" para suceder John Major na liderança do partido.
Formado em História na renomada Universidade de Cambridge, Portillo conquistou sua cadeira no Parlamento em dezembro de 1983.
Quatro anos depois, a convite da então primeira-ministra Margaret Thatcher, ocupou seu primeiro cargo no governo britânico como ministro-adjunto dos Transportes.
Desde 1992 Portillo fazia parte do gabinete do primeiro-ministro John Major como ministro responsável pelo orçamento britânico.
Na mais recente reformulação de seu gabinete, Major colocou Portillo à frente do ministério do Trabalho.
A reformulação, realizada na última quarta-feira, serviu para promover jovens valores do partido além de afastar figuras com a popularidade em queda, já com vistas à então provável eleição de Blair como líder trabalhista.
Opositores afirmaram que a recolocação de Portillo foi equivalente a pôr Drácula à frente de um banco de sangue.
Frequentador do Carlton, clube de cavalheiros, que é um dos principais redutos dos conservadores em Londres, Portillo não tem filhos de seu casamento com Carolyn Claire, em 1982.
(ACS)

Texto Anterior: Líder defende a renovação
Próximo Texto: Socialismo de mercado traz esperança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.