São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994 |
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Perfumaria e cosméticos têm bom mercado
ROBERTA JOVCHELEVICH
"Ainda enfrentamos dificuldades devido ao baixo poder aquisitivo do brasileiro", afirma Maria Fernandes, 50, sócia da perfumaria Lim & Ciaas. As diversas formas de atuação no setor é uma das razões da atração exercida sobre empresários e comerciantes. A opção depende do capital disponível. O interessado pode comprar uma franquia de loja ou fábrica, montar um laboratório, abrir um ponto-de-venda, ser distribuidor ou revendedor autônomo. Cremes hidratantes para rosto e corpo, loções de limpeza, xampus, condicionadores, batons e perfumes são os itens com maior procura, de acordo com comerciantes e empresários do ramo. Os laboratórios, além de criar uma linha própria de produtos, podem também fabricar artigos para terceiros, como é o caso da Naturelle e da Lim & Ciaas. "É fundamental, entretanto, que o laboratório tenha um farmacêutico responsável pela produção, característica própria e qualidade dos produtos", ressalta Sofia Bassani, 34, gerente da Naturelle. Segundo Sofia, as pequenas empresas de perfumes e cosméticos são prejudicadas pela concorrência, que ela considera desleal, das chamadas "fábricas de fundo de quintal". "Sofrem também os consumidores que, atraídos pelos preços, compram produtos de origem desconhecida e sem registro no Ministério da Saúde", diz. Exitem muitas franquias no mercado. Não apenas de lojas, mas também de fábricas(leia texto ao lado). Outra opção é revender ou atuar como distribuidor de cosméticos das empresas de venda domiciliar, que fornecem apoio e infra-estrutura aos interessados. Os fabricantes afirmam que uma revendedora que se dedicar três horas por dia, de segunda a sexta, e conseguir vender pelo menos 40 itens durante o mês, vai lucrar cerca de R$ 230. LEIA MAIS sobre perfumes e cosméticos na pág. 9-5. Próximo Texto: Embalagem deve ser valorizada Índice |
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