São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Perfumaria e cosméticos têm bom mercado

ROBERTA JOVCHELEVICH
DA REPORTAGEM LOCAL

O setor de perfumaria e cosméticos possui um mercado em expansão. Essa é a opinião de empresários e comerciantes que atuam no ramo.
"Ainda enfrentamos dificuldades devido ao baixo poder aquisitivo do brasileiro", afirma Maria Fernandes, 50, sócia da perfumaria Lim & Ciaas.
As diversas formas de atuação no setor é uma das razões da atração exercida sobre empresários e comerciantes. A opção depende do capital disponível.
O interessado pode comprar uma franquia de loja ou fábrica, montar um laboratório, abrir um ponto-de-venda, ser distribuidor ou revendedor autônomo.
Cremes hidratantes para rosto e corpo, loções de limpeza, xampus, condicionadores, batons e perfumes são os itens com maior procura, de acordo com comerciantes e empresários do ramo.
Os laboratórios, além de criar uma linha própria de produtos, podem também fabricar artigos para terceiros, como é o caso da Naturelle e da Lim & Ciaas.
"É fundamental, entretanto, que o laboratório tenha um farmacêutico responsável pela produção, característica própria e qualidade dos produtos", ressalta Sofia Bassani, 34, gerente da Naturelle.
Segundo Sofia, as pequenas empresas de perfumes e cosméticos são prejudicadas pela concorrência, que ela considera desleal, das chamadas "fábricas de fundo de quintal".
"Sofrem também os consumidores que, atraídos pelos preços, compram produtos de origem desconhecida e sem registro no Ministério da Saúde", diz.
Exitem muitas franquias no mercado. Não apenas de lojas, mas também de fábricas(leia texto ao lado).
Outra opção é revender ou atuar como distribuidor de cosméticos das empresas de venda domiciliar, que fornecem apoio e infra-estrutura aos interessados.
Os fabricantes afirmam que uma revendedora que se dedicar três horas por dia, de segunda a sexta, e conseguir vender pelo menos 40 itens durante o mês, vai lucrar cerca de R$ 230.

LEIA MAIS
sobre perfumes e cosméticos na pág. 9-5.

Próximo Texto: Embalagem deve ser valorizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.