São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

Subcontratação favorece parceria entre empresas

CARMEN BARCELLOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O crescimento da subcontratação de negócios e serviços está gerando novas oportunidades para pequenas empresas e profissionais autônomos.
Ricardo Jabur, 42, consultor de marketing do Sebrae SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), avalia que o setor é responsável por cerca de 20% da mão-de-obra empregada no país.
A subcontratação ocorre quando uma empresa já terceirizada contrata serviços de outras, em áreas em que não é especializada.
"Subcontratando, uma empresa terceirizada pode ampliar e diversificar os negócios sem aumentar custos fixos e inchar a estrutura", afirma Jabur.
Segundo ele, o processo resulta em redução de custos para todas as empresas envolvidas –grande, terceirizada ou subcontratada–, gerando empregos, melhor remuneração e competitividade.
Para garantir a qualidade, Jabur afirma que a empresa que subcontrata deve investir no desenvolvimento e capacitação dos parceiros.
Para Antônio Rossi, 58, dono da Tecmovi, a subcontratação é uma excelente saída para as pequenas empresas.
Há pouco mais de um ano no mercado e com quatro funcionários, a Tecmovi é subcontratada da metalúrgica Megalloy, de Curitiba. A Megalloy fabrica peças e componentes para indústrias de máquinas.
"Atuamos como uma filial, buscando clientes, fazendo divulgação e venda dos produtos e resolvendo problemas de assistência técnica", explica Rossi.
"Uma filial seria inviável, devido aos altos custos. Por isso optamos pela subcontratação", afirma Aventino do Carmo, 45, gerente industrial da Megalloy.
Ele avalia que os custos de uma filial seriam pelo menos três vezes maiores. Para a Tecmovi, a Megalloy paga 5% sobre as vendas em São Paulo.
Bolsa
Quem necessita de produtos ou serviços pode recorrer à Bolsa de Subcontratação e Negócios do Sebrae SP.
Criada há três anos, ela conta com um banco de dados de 6.000 empresas cadastradas. O atendimento é gratuito, tanto para quem oferece como para quem procura o serviço.
A Bolsa mantém um jornal mensal para a divulgação de novas empresas cadastradas e das que precisam dos serviços.

ONDE ENCONTRAR
Sebrae SP - tel. (011) 270-3988.

Texto Anterior: Feira reúne 150 empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.