São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A guerra passa ao longe

EDUARDO SIMANTOB

"O Cheiro do Papaia Verde" se passa num Vietnã muito diferente daquele que foi destruído primeiro pela guerra e, depois, por Hollywood. O filme conta a história de Mui, jovem do interior que vai trabalhar como doméstica numa casa na capital, Saigon. Dez anos depois, serve a um músico por quem sente uma grande atração. Com sequências delicadas e closes microscópicos, a câmera se detém em pequenos animais, quando trata a solidão, e no preparo de alimentos, quando fala de sexo. Vale notar a direção dos atores, recrutados entre a comunidade vietnamita da França. O filme valeu ao diretor Hung o prêmio de melhor cineasta estreante em Cannes/93.
(ES)

O CHEIRO DO PAPAIA VERDE (L'odeur de la Papaya Verte). França/Vietnã, 1990, 107 min. Direção: Tran Anh Hung. Com Tran Nu Yen-Khe, Lu Man San. Inédito. Na Bandeirantes.

Texto Anterior: O horror do forasteiro
Próximo Texto: Lídia começa a executar seu plano; Letícia e Ramiro revivem romance
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.