São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forração valoriza bancos

LUÍS PEREZ
DA REDAÇÃO

A procura pelos bancos especiais está caindo nos últimos anos. Poucas tapeçarias realizam o trabalho, hoje quase artesanal.
Bancos especiais são os fora-de-série, que não vêm de fábrica com o veículo.
"Hoje em dia os bancos originais são bem melhores do que os antigos. É isso que faz com que diminua a procura por bancos especiais", afirma Heitor Soares de Macedo, 58, da Decormil.
A opção mais procurada é o banco com tecido aveludado e espuma injetável moldada. Mas é preciso ter muito cuidado com a qualidade do material.
"Muitos tapeceiros enganam, não colocam tecido e espuma de primeira qualidade. A pessoa precisa orçar e comparar os materiais, conversar com várias lojas", afirma Carlos Antonio dos Santos, 26, da Tapeçaria Universal.
A Universal vende bancos de todas as linhas, sobretudo Recaro, a mais famosa. A loja faz réplicas do Recaro, um dos mais vendidos.
Para quem pode gastar mais, a alternativa é a forração em couro, que serve para qualquer carro.
Para fazer o banco de couro, a Universal cobra R$ 1.050.00. O de espuma com tecido aveludado sai bem mais em conta –R$ 450,00.
Neste caso, mais simples, o trabalho leva dois dias para ser realizado. "Mas a gente não deixa o cliente sem carro. Se for o caso, fornecemos um banco sobressalente para ele rodar", diz Santos.
A vida útil de um banco depende do peso da pessoa. Se o usuário tiver entre 70 kg e 80 kg, ele avalia em oito anos.
Com couro, a durabilidade é de mais de dez anos, pois o veludo se desgasta mais rapidamente. Além disso, o couro proporciona maior conforto.
"Com forração rasgada, a espuma é corroída e a armação fica aparecendo, até machuca. Uma das características de um bom banco é a anatomia das bordas."
Uso correto
Outro fator que contribui para que o banco dure é o uso correto. Até a reclinação faz com que o banco tenha um desgaste maior.
Já a estrutura deve ser a mais original possível. Para construí-la, a loja leva mais tempo –cerca de três dias.
O carro mais difícil de se fazer é a réplica do Porsche. "O tapeceiro sofre para fazer o acabamento. É um serviço demorado, que leva mais de uma semana."
Os bancos mais simples são os da linha Volkswagen. Os mais complicados são os dos carros Chevrolet e Ford.
Os bancos Recaro também são vendidos inteiros. E são tidos como a melhor marca do mercado, ao lado da Sulan.
"Nunca reformei bancos Recaro, nem precisei soldá-los", conta Salvador dos Santos, 48, da Auto Capas King.
Para ele, o sol também é um grande fator de desgaste do tecido dos bancos. Para fugir desse mal, é possível colocar uma capa sobreposta –que a King vende sob encomenda por R$ 120,00.
"A capa fica até quando você quiser tirar. Eu costumo fazer para determinados clientes que usam o carro para trabalhar. O carro se mantém praticamente original. Na hora de vendê-lo, o estofamento está intacto, novo em folha."
Segundo ele, há quem queira trocar o banco inteiro. "Mas não há necessidade. Acha-se que trocar banco é algo simples, mas não é verdade", afirma Santos.

LEIA MAIS
sobre bancos especiais à pág. Especial C-2

Texto Anterior: Novik apresenta novos alto-falantes; Albarus comemora aniversário com gibi; Empresa põe à venda modulador de freio
Próximo Texto: Cliente se queixa de dor nas costas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.