São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha e Cultura reúnem presidenciáveis

DA REDAÇÃO

A Folha e a Rede Cultura promoverão debate entre presidenciáveis às vésperas do primeiro turno. Os candidatos serão divididos em dois programas: cinco no dia 29 de setembro, e os outros cinco no dia seguinte.
O critério para divisão dos grupos será a colocação dos candidatos em pesquisa do Datafolha a ser publicada, pela Folha, entre 19 e 25 de setembro. Os cinco primeiros debaterão no dia 30, e os demais, no dia 29. Sempre às 21h30.
A legislação eleitoral prevê duas hipóteses para a realização de debates: todos os candidatos em um só dia, ou divididos em dois programas por sorteio ou consenso.
Em reuniões e contatos diretos com os candidatos e seus assessores, concordou-se com a realização do debate em dois grupos.
Em caso de empate entre candidatos na pesquisa Datafolha, o presidenciável cuja coligação tiver mais tempo no horário eleitoral gratuito participará do programa com os cinco primeiros colocados.
Os debates ocorrerão no Teatro Franco Zampari, em São Paulo, e serão transmitidos ao vivo pela Cultura para 23 Estados. A Folha vai publicar os debates. Os organizadores oferecerão a emissoras de rádio e TV a possibilidade de retransmissão simultânea.
Cada programa deverá ser dividido em quatro blocos. No primeiro e no último, quatro jornalistas –dois da Folha e dois da Cultura– farão perguntas aos candidatos. No terceiro e quarto blocos, os candidatos farão perguntas entre si.
Antes do programa, será feito um sorteio para determinar a ordem dos candidatos na bancada.
Nos blocos com participação dos jornalistas, cada candidato responderá a quatro perguntas –duas no primeiro bloco e duas no último. Cada jornalista terá 30 segundos para perguntar e o candidato, dois minutos para responder. Em seguida, o perguntador terá mais 30 segundos de réplica e o candidato, um minuto de tréplica.
No segundo bloco, os candidatos farão perguntas entre si mediante sorteio. Cada um fará duas perguntas, a candidatos diferentes, e responderá a duas perguntas. A divisão de tempo é a mesma dos blocos com os jornalistas.
O terceiro bloco será igual ao segundo, mas sem sorteio. Cada candidato perguntará a dois candidatos diferentes à sua escolha.
Por sugestão dos representantes dos candidatos durante reunião realizada ontem, os organizadores do debate estudarão proposta de inserção de tempo livre para cada candidato expor suas idéias.
Na reunião de ontem, havia representantes dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique, Leonel Brizola, Orestes Quércia, Goulart Fortuna, Caetano Matanó e Walter Queiroz.
Convidados, os assessores de Esperidião Amin, Enéas Carneiro e Flávio Rocha não compareceram. Mas, em contatos anteriores, já haviam concordado com a proposta do debate.

Texto Anterior: Candidato é indiciado pela PF no Paraná
Próximo Texto: Quércia apresenta hoje seu programa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.