São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospitais protestam e reduzem atendimento

DA REPORTAGEM LOCAL

Os hospitais do Estado de São Paulo ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde) estão começando a diminuir de 30% a 40% o atendimento, segundo orientação do Sindhosp (sindicato dos hospitais do Estado de São Paulo).
O restante, R$ 172 milhões, seria pago no próximo dia 30 de julho. No entanto, os estabelecimentos de saúde não receberam a parcela referente ao dia 10 e não têm previsão de pagamento.
"Orientamos os hospitais para que atendam dentro de suas possibilidades. Em casos onde faltar medicamento, deve ser feito o atendimento de emergência e depois o encaminhamento a hospitais públicos", disse o presidente do Sindhosp, Dante Montagnana.
Segundo Montagnana, todos os hospitais do Estado ligados ao SUS estão em condições precárias de atendimento.
"Se insistirem em receber pacientes que não têm condições de atender e o paciente morrer, podem ser responsabilizados pela Justiça", disse.
A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) também pode determinar a suspensão de 30% do atendimento aos pacientes em todo o país ainda esta semana. A suspensão será decidida em uma assembléia geral.
O presidente da FBH, Carlos Eduardo Ferreira, afirmou que os hospitais terão direito de reduzir o atendimento porque estão com graves problemas financeiros.
Nos últimos quatro meses, os serviços de saúde estavam recebendo em cruzeiros reais com atrasos de até 60 dias, mas pagavam suas contas em URV.
A conversão foi feita diretamente para o Real na reunião com o Ministério da Fazenda em 21 de junho. Montagnana não soube dizer quantos hospitais já haviam diminuído o atendimento.

Texto Anterior: Polícia do Rio investiga duplo sequestro
Próximo Texto: Só escolas municipais voltam às aulas em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.