São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê Berlusconi vive crise de imagem

FIONA LENEY
DO "THE INDEPENDENT"

"TV em excesso faz mal". A manchete no "Corriere della Sera" de ontem foi calculada para mexer na ferida do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.
Referia-se às tentativas de estabilizar seu governo com o uso de cobertura extensiva em estações de TV sob sua influência.
Mas também poderia servir para descrever outros sintomas que prejudicam a administração de Berlusconi, há três meses no poder.
Há um sentimento de espanto generalizado perante a veloz deterioração das fortunas de Berlusconi e perante a profundidade do buraco político que ele conseguiu cavar para o seu governo.
Um confronto imprudente com os juízes da Operação Mãos Limpas devido a esforços para reduzir-lhes os poderes foi considerado como uma tentativa de Berlusconi de proteger seus interesses.
Os vastos interesses editoriais e de mídia que serviram de plataforma de lançamento à sua campanha eleitoral são agora um grande ônus político, à medida que os juízes da Operação Mãos Limpas emitem mandados de prisão contra executivos das empresas do premiê.
A crise com os juízes fez o premiê recorrer à arma que o servira tão bem no passado –a TV. Mas sua aparição na Rete4, que controla, saiu pela culatra.
Outro fator de irritação foi o volume de cobertura obsequiosa dedicado ao pronunciamento por seus outros canais.
A recusa de Berlusconi de converter sua holding Fininvest em um fundo sob administração independente, antes das eleições, está voltando para assombrá-lo.
À medida que crescem as acusações de corrupção contra seus auxiliares, o dilema de Berlusconi é que, em larga medida, o Fininvest é a Força Itália.
O partido que ele criou no ano passado é dirigido e administrado por executivos do Fininvest. Seus mais próximos colegas de gabinete são seus ex-funcionários.

Tradução de Paulo Migliacci

Texto Anterior: Promotor pede 11 anos de prisão para ex-premiê socialista italiano
Próximo Texto: Diplomata dos EUA discute Haiti no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.