São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibope terá de explicar questionário ao TSE

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) tem 48 horas para explicar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o uso de um questionário com frases afirmativas sobre os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PSB-PC do B-PSTU,PV) e Fernando Henrique Cardoso (PFL-PSDB-PTB).
O ministro Marco Aurélio, do TSE, determinou ontem que o Ibope seja interpelado a explicar o questionário.
O TSE quer saber se o questionário é de autoria do Ibope, se a pesquisa é própria ou encomendada, se o resultado foi divulgado e qual a finalidade da pesquisa.
O Ibope terá que dizer, também, se confirma as afirmações consideradas negativas sobre Lula. Em caso positivo, terá que dizer onde e de quem ouviu as afirmações, se foram publicadas e onde.
O questionário, revelado pela Folha na edição de sábado passado, apresenta frases elogiosas a FHC e críticas em relação a Lula.
"Lula é cercado por radicais que defendem as greves, as invasões de terra e a violência como caminho para obter mudanças", é uma das afirmações.
Sobre FHC, o questionário afirma: "Fernando Henrique tem um passado político limpo pois nunca esteve envolvido com corrupção".
A interpelação do Ibope foi pedida pela Frente Brasil Popular.

Texto Anterior: Amin dá início a debates sobre esporte
Próximo Texto: Candidato toma 'banho de cheiro'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.