São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descoberta autora de 'A História de O'

Pseudônimo ficou secreto por 40 anos

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O mistério em torno do verdadeiro nome da autora de um dos clássicos da literatura erótica, "A História de O" foi desfeito na edição de agosto da revista norte-americana "The New Yorker".
A verdadeira autora do livro é uma jornalista e tradutora francesa, Dominique Aury, 86, que escreveu "A História de O" há 40 anos sob o pseudônimo de Pauline Reage.
O livro, que serviu de base para diversos filmes e histórias em quadrinhos eróticas, já foi traduzido em 12 línguas e vendeu milhões de cópias em todo o mundo.
Aury afirma que decidiu manter-se escondida atrás do pseudônimo durante 40 anos pelo fato de muitas feministas terem reprovado fortemente a história do livro.
"A História de O" conta a fantasia de uma mulher que concorda em se tornar escrava sexual para atrair a atenção do homem que ama. A mulher, chamada simplesmente de O no livro, se submete a todas as situações de humilhação e domínio sexual. "A História de O" é um clássico do sadomasoquismo.
"Sempre me senti reprovada por causa da história. Mas acho que as fantasias do livro são honestas, e não saberia dizer se são fantasias masculinas ou femininas. Não há realidade na história, pois ninguém poderia ser tratada como a personagem principal", diz a autora.

Texto Anterior: Rede Mulher começa a funcionar em agosto
Próximo Texto: Folha distribui convites para 'Beijo 2348/72'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.