São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ópera rap mistura hip hop com teatro em São Paulo

GABRIEL BASTOS JUNIOR
DA REPORTAGEM LOCAL

A ópera rap "Boca de Lobo 2" estréia sábado, dia 6 de agosto, no Teatro Brasileiro de Comédia.
O espetáculo é a primeira experiência que reúne o lado musical do movimento hip hop com o teatro convencional. Os diálogos são todos em forma de rap.
O Núcleo de Teatro Paulicéia, de Piracicaba (em sua segunda montagem), fez uma apresentação prévia no dia 2 deste mês só para pessoas ligadas ao rap paulistano.
O resultado foi tão positivo que vários grupos da cidade se ofereceram para participações especiais.
Entre eles estão Racionais MC's, já confirmados para o dia da estréia, Unidade Móvel, DMN, Lady Rap e outros.
Joel Oliveira e Naomi Tarigoi, diretores do espetáculo, ainda não sabem com certeza de que forma vai ser esta participação especial.
"Tínhamos pensado em um simples show de abertura", diz Joel. "Mas os grupos estão querendo intervir diretamente no espetáculo", completa.
Segundo Joel, este interesse dos rappers é motivado pela novidade. "A peça é um misto de show musical com teatro. As pessoas se identificam com a realidade", diz.
O grupo foi criado em 1989 para trabalhar com crianças carentes no Centro Comunitário da Paulicéia, bairro da periferia de Piracicaba (170 km noroeste de São Paulo).
O elenco são 10 jovens entre 11 e 16 anos –a maioria participando do núcleo desde o seu início.
Entre eles está Zinga Laila, 14, filho do diretor Joel, que morou três anos nos EUA e voltou em fevereiro. "Gostei da conscientização do rap no Brasil", diz, comentando as músicas da peça.
O roteiro é dividido em três partes. O roteiro trata basicamente de problemas com crianças e do adolescentes. O primeiro "ato" mostra como eles vivem nas ruas.
A segunda parte promove um debate sobre menores abandonados. Questiona a visão de que a situação desses menores não passa de um problema de segurança.
A terceira parte é um desenlace desta contradição, apresentando possíveis caminhos para solucionar o problema.
A temporada em São Paulo (que dura todo o mês de agosto) terá uma peça diferente da que foi vista até agora.
O grupo Unidade Móvel está ajudando a refazer figurinos e coreografias e a equipe de som Chic Show está melhorando o sistema de som e luz.
"Estou contando os dias para a estréia", diz Ubirajara Sabino, 16, uma das estrelas do show. "Achei que ninguém ia ligar, mas a moçada está dando força."

Ópera Rap Boca de Lobo II
Direção: Joel de Oliveira e Naomi Torigoi
Montagem: Núcleo de Teatro Paulicéia
Estréia: Dia 6 de agosto
Quando: Sábados e domingos de agosto, às 16h
Ingresso: R$ 3,50
Local: TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) –r. Major Diogo, 315, Bela Vista (região central de São Paulo), tel.: (011) 36-4408

Texto Anterior: Folha distribui convites para 'Beijo 2348/72'
Próximo Texto: Racionais abrem espetáculo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.