São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a crise italiana

DA REDAÇÃO

Entenda acrise italiana
Silvio Berlusconi foi o maior beneficiário da Operação Mãos Limpas que agora põe seu governo em risco. Foi graças à maior investigação sobre corrupção na Itália que ele foi eleito premiê.
A Operação Mãos Limpas começou em 92 com a prisão de um funcionário do Partido Socialista em Milão acusado de receber propinas.
Os promotores começaram a usar a prisão preventiva que a lei italiana permite para obter confissões e denúncias de envolvidos.
O procedimento levou à prisão cerca 2.000 suspeitos, até agora, incluindo alguns dos maiores políticos e empresários do país.
A eleição de abril deste ano na Itália foi a primeira de que não participaram o Partido Socialista e a Democracia Cristã, que dominaram a política italiana desde o fim da Segunda Guerra.
Berlusconi, magnata da mídia que entrou para a política meses antes da eleição, foi o vitorioso com sua Força Itália em coalizão com a neofascista Aliança Nacional e a Liga Norte.
Na semana passada, Berlusconi tentou proibir a prisão preventiva para suspeitos de corrupção. O juiz Antonio Di Pietro, herói da Operação Mãos Limpas, ameaçou renunciar. Criticado, Berlusconi retirou o decreto.

Texto Anterior: Berlusconi nega que vá renunciar
Próximo Texto: Dissidente diz que Coréia do Norte já possui cinco ogivas nucleares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.