São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

Auto-estima brasileira; Romário, Osiris e bobagens; O vice do PT; Direitos da criança; Qualidade dos remédios; Atentado em Buenos Aires; Abuso sindical; Serviço aos maridos infiéis; O São Paulo e a seleção; Itamar, Maluf e bagagens; Orientação vocacional

Auto-estima brasileira
"Parabéns ao jornalista Clóvis Rossi por seu artigo sobre o ufanismo causado pela vitória do Brasil na Copa. Festa justificada a parte, o brasileiro irá recuperar sua auto-estima e o orgulho por seu país no dia que deixarmos de ter a segunda pior distribuição de renda e a terceira maior evasão escolar do planeta, e quando 350 mil crianças abaixo de cinco anos deixarem de morrer por ano por indiferença absoluta dos nossos governantes, e quatro crianças brasileiras deixarem de ser impunemente assassinadas por dia."
Oded Grajew, presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (São Paulo, SP)

Romário, Osiris e bobagens
"O jogador Romário aproveita as férias para dizer bobagens: 'Osiris não é tetra, não é herói'. Claro que é, como servidor público cumpridor dos seus deveres. Baixa a bola, Romário: quem mora com a família embaixo de ponte ou de viaduto também é herói..."
Vicente Limongi Netto (Brasília, DF)

"O episódio da delegação tetracampeã na alfândega do aeroporto do Galeão, que culminou com a demissão do secretário Osiris Lopes Filho, demonstra a necessidade de se ter uma Secretaria da Receita Federal autônoma e impermeável às ingerências políticas. Nem toda a seriedade à coisa pública imposta pelo então secretário foi suficiente para barrar privilégios que determinados grupos acreditam possuir."
João Jorge, diretor de comunicação da Unasindifisco de São Paulo (São Paulo, SP)

"Sou pela inclusão do conhecido ministro Henrique Hargreaves na seleção nacional de tretas. Sem dúvida, um grande reforço às armações de meio-de-campo desse inquieto time."
Alaor Carlos de Oliveira Junior (Uberaba, MG)

O vice do PT
"Com a entrada de Mercadante, o PT sai da crise Bisol em condições de correr atrás do prejuízo. O novo vice vai ajudar porque é ativo, não decorativo nem de composição. Mantida a enorme desproporção intelectual com o grande professor, Mercadante poderá ser para Lula o que Darcy Ribeiro já é para Brizola: o acadêmico informado, complemento indispensável do líder popular que 'toca de ouvido'."
David Lerer, ex-deputado federal (São Paulo, SP)

"O professor Florestan Fernandes é sem dúvida um dos mais brilhantes e experientes intelectuais na vida brasileira. No entanto, seu artigo 'Real ou Bisol' (25/07) insinua que houve uma 'armadilha' de um prefeito adversário para envolver o senador Bisol. Mais: que esse prefeito, do PFL, é parte de um acordo para desestruturar a campanha petista. Como 'provável clareza' de sua lógica, cita a aliança PSDB-PFL. Ora, com todo respeito, ingenuidade também tem limite."
René Marcio Ruschel (Umuarama, PR)

"O que me atraía no PT era a possibilidade de ter o sr. Mercadante como ministro da Economia. Agora eles a queimaram. Realmente, o PT está longe de entender o sentimento do povo."
Gijo Kikuti (São Paulo, SP)

Direitos da criança
"Tem razão José Serra ao constatar em sua coluna (26/07) que o art. 227 da Constituição (direitos da criança) está sendo flagrantemente descumprido e que é 'urgente que a União, os Estados, os municípios e a sociedade juntem esforços para realizar um programa audacioso nessa área'. Ele, infelizmente, não mencionou que o governo federal e a imensa maioria dos governantes estaduais e municipais praticamente ignoram que tal artigo foi amplamente regulamentado pela lei 8.069/90, e que é a falta da plena observância dessa legislação específica a principal razão pela qual o art. 227 continua em grande parte letra morta. Assim, além de ser ambíguo dizer que esse artigo é prova de 'idealismo' constitucional (Em que sentido? No de utopia ou de valor superior?), é incorreto afirmar, como o faz José Serra, ser 'impossível levá-lo à prática, em sua plenitude e a curto prazo'. É perfeitamente possível, desde que cada um simplesmente cumpra o seu dever."
Deodato Rivera, membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Rio de Janeiro, RJ)

Qualidade dos remédios
"Nos últimos tempos o enfoque dado à questão dos medicamentos tem sido mais político do que técnico, o aspecto 'preço' costuma aparecer em destaque (como se a população carente tivesse condições de comprar remédios, ainda que mais baratos). Esquece-se do aspecto da qualidade, de que o Brasil simplesmente não possui um sistema apropriado de vigilância sanitária."
Omilton Visconde, presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Atentado em Buenos Aires
"Não muito longe daqui, em Buenos Aires, um atentado terrorista, violento e desumano destruiu a Associação Mutual Israelita Argentina. Este ato covarde já aconteceu há dois anos, com as mesmas características, contra a embaixada de Israel. Temos a esperança de que o governo argentino fará tudo a seu alcance para descobrir e punir os culpados. Além disso, o povo argentino, pacífico e ordeiro, não permitirá que fatos dessa natureza fiquem impunes, prejudicando a convivência entre os cidadãos."
Alfredo Frajdenberg (Rio de Janeiro, RJ)

Abuso sindical
"Fiquei indignada com a notícia de que a contribuição assistencial ao Sindicato das Secretárias seria descontada de meu salário bruto em três parcelas durante o ano corrente, no valor de 4% cada mês, com o teto de 60% do piso salarial da categoria. Legislação bastante injusta esta, que permite tamanho abuso do poder, pois a decisão do montante a ser descontado do salário depende de uma assembléia, com decisão soberana, de pouquíssimas representantes de toda uma classe."
Linei Matzenbacher Zampietro (São Paulo, SP)

Serviço aos maridos infiéis
"Gostaria de exprimir toda a perplexidade diante da lamentável matéria em Cotidiano do último domingo, intitulada 'Última semana de férias', onde homens cujas esposas encontram-se em viagem de férias são orientados, através de dicas e truques, a livrarem-se dos vestígios da infidelidade. O gosto duvidoso não vem somente da conotação machista, mas também da seriedade como é tratado o assunto."
Rosilene Cordeiro Coelho (Rio de Janeiro, RJ)

O São Paulo e a seleção
"Depois de pegar muita galinha morta na Copa, a dupla Zinho e Mazinho caiu na real. A vitória do São Paulo na Taça Libertadores mostrou que Muller e Cafu nunca poderiam ter ficado na reserva da seleção."
Fernando de Sampaio Barros (São Paulo, SP)

"Após ter assistido ao jogo São Paulo X Palmeiras e ter lido os dados estatísticos do mesmo na Folha, não tive mais dúvidas: o Telê aprendeu muito rapidamente com o Parreira durante a Copa. Com apenas dois atacantes e oito jogadores na defesa, em dois ataques fulminantes eliminou o Palmeiras da Taça Libertadores da América."
Pedro Pessoa Tardelli (Goioerê, PR)

Itamar, Maluf e bagagens
"Tem razão Gilberto Dimenstein ao comparar Itamar Franco com Paulo Maluf por conta da liberação irregular das bagagens da delegação brasileira na Copa de 94. Só que Maluf teria que explicar, ainda, seu entrevero com a British Airways, já que logo após os problemas de excesso de bagagem que teve em sua viagem a Londres, a prefeitura interditou estranhamente o escritório da British em São Paulo."
Adriano Diogo, vereador pelo PT (São Paulo, SP)

Orientação vocacional
"Como profissional de orientação vocacional, venho registrar meu desacordo em relação a matéria publicada no dia 23/07 ('Colégio oferece orientação vocacional gratuita a alunos'). Isto porque a descrição da atividade do que se pretende fazer poderia, quando muito, ser chamada de informação profissional: 'visitas programadas onde os alunos participam de palestras com profissionais'. Orientação vocacional ou profissional é um processo muito mais profundo desenvolvido por especialistas das áreas de, principalmente, psicologia e pedagogia."
Silvio Duarte Bock (São Paulo, SP)

Texto Anterior: A volta da arbitrariedade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.