São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proteja-se do sol e dos conflitos com palestinos

ANDRÉA BARBOSA DE LIMA
DA AGÊNCIA FOLHA

Com a chegada do verão em Israel, os beduínos no deserto da Judéia começam a levantar acampamento para voltar às regiões menos áridas do Oriente Médio, em busca de pastagens e água para seus rebanhos.
Saindo de Jerusalém, em direção a Eilat, no sul, a bifurcação na estrada nos alerta aos perigos de se enveredar pelos caminhos que levam a Jericó.
A região, densamente populada por palestinos, tem sido palco de constantes confrontos entre os habitantes árabes e os colonos judeus da margem ocidental.
A beleza do lugar atrai turistas de vários países. É grande a oferta de passeios.
Os roteiros incluem vistas ao mar Morto, à reserva natural de Ein Gedi, à fortaleza de Massada –ruínas que testemunharam as batalhas entre o imperador romano Adriano e os antigos hebreus da Palestina–, ao balneário de Eilat (a Las Vegas israelense) e ao árido deserto de Negev, onde podem ser feitas caminhadas.
A flora e a fauna surpreendem até mesmo os habitantes do lugar, acostumados com a umidade relativa próxima de zero.
Flores e arbustos brotam entre pedras e retêm nas folhagens o sal do vizinho mar Morto, que se abastece da escassa água do rio Jordão.
A falta de árvores e sombras obriga os visitantes a se protegerem como podem. Roupas leves, chapéus, protetor solar e, sobretudo, a ingestão de muitos líquidos evitam uma indesejada desidratação.
A implementação paulatina do acordo de paz entre judeus e palestinos deve ampliar o leque de opções do turismo na região.
E, com certeza, as duas partes deverão ganhar com isso. A paz promete transpor fronteiras, superar diferenças religiosas e sugerir parcerias na área do turismo.
(ABL)

Texto Anterior: Terra Santa surpreende desde o aerporto
Próximo Texto: PARA QUANDO VOCÊ FOR A ISRAEL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.