São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Fazem a diferença; Alvo prioritário; Denominador comum 1; Denominador comum 2; Risco de debandada; Áreas estratégicas; Vício tropical; Aviso antecipado; Citando Mario Amato; Sem sossego

Fazem a diferença
Segundo o Datafolha, as maiores variações pró-FHC nos Estados, em relação a Lula, foram no Ceará e Mato Grosso do Sul (12 pontos percentuais), no Paraná (11 pontos), em São Paulo (nove pontos) e na Bahia (oito pontos).

Alvo prioritário
Os analistas prevêem que, no caso de FHC continuar subindo e Lula caindo, a variação a favor do tucano virá, em especial, da Bahia. Entre os baianos a vantagem do petista ainda é de 15 pontos percentuais. FHC vai para lá hoje.

Denominador comum 1
Apesar de estar em ascensão no Datafolha, FHC desacelerou: sua alta foi explosiva logo após o real, mas ficou mais lenta nas últimas semanas. O oposto acontece com Lula: caiu rápido no começo de julho e agora desce mais devagar.

Denominador comum 2
Confirmada a desaceleração da queda de Lula e da alta de FHC, é possível que ambos fiquem empatados, estatisticamente, na faixa dos 30%. Daí, para um ou outro crescer ainda no primeiro turno, só com votos dos demais candidatos.

Risco de debandada
Cresce no PMDB e no PPR a preocupação com o voto útil no primeiro turno: mesmo simpatizando com Quércia e Amin, muitos de seus eleitores podem mudar o voto em favor de um dos líderes na pesquisa. FHC está à espera.

Áreas estratégicas
O PT vai priorizar a campanha em São Paulo, Rio e Minas, onde Lula vem perdendo terreno. Será necessário calibrar o discurso para a classe média. Hoje, será lançado em sete capitais o programa para micro e pequenas empresas.

Vício tropical
Tão logo chegou ao TSE a informação de que o prefeito de Codó (MA), Benedito Figueiredo, prometeu sortear uma casa no comício de FHC na cidade, um ministro disse: "Temos que ficar de olho. Acima da Bahia vale tudo".

Aviso antecipado
Pesquisas que chegam ao PT dão conta de que se o Plano Real der certo, FHC baterá Lula com larga margem de frente. De pouco adiantarão promessas petistas de melhorar o que já está feito.

Citando Mario Amato
Piada contada, entre petistas, no encontro da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência): "Se o Fernando Henrique ganhar a eleição, 800 mil intelectuais vão abandonar o país".

Sem sossego
O comitê de aeroviários e aeronautas pró-Lula vai distribuir na ponte aérea Rio-SP a cartilha "Versões e Fatos", um resumo do programa do PT dirigido a empresários. É grande a concentração de executivos na sala de embarque.

Próximo Texto: Efeito inesperado; Vacilo; Fora do lugar; Nova fase; Roleta; Ação conjunta; Visitas à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.