São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ufir diária deixa de existir em setembro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, anunciou ontem que a Ufir (Unidade Fiscal de Referência) diária será extinta a partir do dia 1º de setembro. A medida será incluída já na reedição da MP (medida provisória) do real.
Em agosto, segundo ele, a Receita Federal vai preparar as regras de adaptação do sistema financeiro para a nova realidade da economia brasileira.
"Não haverá mais, a partir de setembro, nenhuma Ufir diária", afirmou Ricupero.
O objetivo da medida é sinalizar ao mercado financeiro o fim da inflação e aumentar a credibilidade do plano econômico.
A Receita resistiu à proposta por temer queda na arrecadação. Isto porque os impostos atrasados deixarão de ter correção monetária diária, permanecendo apenas as multas e juros de mora.
O governo está analisando como proibir que as unidades fiscais de referência dos Estados e municípios subam além da Ufir.
Para controlar esses reajustes, o governo terá de baixar MP estabelecendo a variação da Ufir como teto máximo.
Outra medida é a União obter antecipadamente junto ao Supremo Tribunal Federal uma ação de constitucionalidade para esta MP, evitando contestações judiciais.

Texto Anterior: Banco estadual tem nova folga de liquidez
Próximo Texto: Choque real; Duas leituras; Visões distintas; Quem fica; Outros pontos; Posições mantidas; Olho do dono; Com antecessores; Lucro do SRL; Abertura externa; Inflação passada; Inflação futura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.