São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marisa reúne três gerações de músicos

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Marisa Monte lança seu terceiro disco. "Verde Anil Amarelo Cor de Rosa e Carvão", ou somente "Cor de Rosa e Carvão", tem 13 canções. "É o resultado de um ano e meio de trabalho", diz Marisa.
Há canções novas que não estão no disco, e estarão no show, que ela fará em breve. Uma delas, "Seu Zé", forneceu o título. Um verso diz: "O Brasil não é só verde, anil e amarelo/ O Brasil também é cor de rosa e carvão". A música foi feita em parceria com Carlinhos Brown e Nando Reis.
A seguir, leia trechos da entrevista, realizada em São Paulo.

Folha - Como você vê as mudanças em teu trabalho até este disco?
Marisa Monte - O primeiro disco era eu, uma cantora. Uma cantora. Já o "Mais" era uma evolução, uma passo, uma soma. Este último já é bem diferente. Em "Mais" tinha uma cobrança, uma expectativa. Agora eu já tenho mais tempo, minhas intenções são mais claras.
Folha - Neste ano e meio, você viajou?
Marisa - Dei vários shows. Passei pela Europa. Gravei com Arnaldo Antunes, cantei com o Gilberto Gil. Parte do disco é feito nos EUA. E fui pro Nepal...
Folha - Essa viagem aparece no disco?
Marisa - Claro, no Nepal, eu acho, a vida humana também não vale nada, menos ainda do que aqui. Isso me impressiona muito. Esse disco é um pouco a tentativa de valorizar o caráter humano da música brasileira.
Acho que isso faz dele o que ele é: um disco geracional, eu trabalho com um pessoal de 80 anos, Dino Sete Cordas, a Velha Guarda da Portela, o pessoal dos 50, Paulinho da Viola, Gil, Naná Vasconcelos, e os de 30, o Brown, o Arnaldo, o Nando, a banda. É um disso que afirma o que eu acredito.
Folha - De onde o nome do disco?
Marisa - É uma visão minha dos símbolos e das riquezas brasileiras. A parte não estabelecida é a que está expressa no "cor de rosa e carvão", na mistura. A música "Seu Zé" é isso. Vai falando da gente, do sincretismo.
Folha - Mas esta música não está no disco...
Marisa - Não. Deixei pro Brown. É dele também. Meu disco vai ser irmão do dele. E todo mundo vai ter de ver o show. Compre o disco e entenda o show, veja o show e entenda o disco... Eu adoro confundir as pessoas.

Texto Anterior: O sofrimento deve ser dimensionado
Próximo Texto: CD revela maturidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.