São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

A Folha e a Copa; Terra aos índios; Solidariedade a Romano; Atentado em Buenos Aires; Preconceito e ignorância; Tragédia na saúde; Quércia engasgado na garganta; Solidariedade a Osiris; Fé e politicagem; Ensino municipal; Ética do jeitinho

A Folha e a Copa
"Beleza de cobertura em toda a Copa. E espetaculares as edições de 17 e 18 de julho. A Folha (e seus leitores) estão de parabéns. Com um abraço para toda a equipe."
Mauro Salles, publicitário (São Paulo, SP)

"Na minha modesta opinião, Matinas Suzuki Jr. foi o Romário da extraordinária equipe que a Folha escalou para cobrir a Copa. E não só pelo gol de placa do último artigo antes de retornar à terra do samba, em que faz uma celebração contida e monumental de uma conquista inédita."
Oscar Ramos Gaspar (Campo Grande, MS)

Terra aos índios
"Na condição de presidente da Fundação Nacional do Índio, e mais do que isso, como pessoa há muito ligada à causa indígena, fiquei extremamente feliz ao ler na edição de 26/07 artigo do sr. Dalmo de Abreu Dallari sobre a situação dos índios do nosso país. O sr. Dallari demonstrou com o artigo grande conhecimento dos problemas que afligem nossas comunidades indígenas, além de extrema sensibilidade para expressar suas opiniões. A Funai vem empreendendo todos os esforços ao seu alcance para garantir aos índios guarani-kaiowá a posse definitiva do seu território. Assim como eles, só podemos agora esperar que a Justiça Federal, conjuntamente com a Polícia Federal, faça cumprir a decisão do juiz Fauze Achôa, devolvendo aos índios o direito de ocupar uma terra que é sua desde tempos imemoriais."
Dinarte Nobre de Madeiro, presidente da Fundação Nacional do Índio –Funai (Brasília, DF)

Solidariedade a Romano
"O Brasil precisa aprender muito sobre democracia. O pior é que seus próprios políticos, além de não entenderem o verdadeiro significado, não querem deixar que outros entendam e pratiquem a verdadeira democracia. A Associação dos Docentes da Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro, vem prestar solidariedade ao professor Roberto Romano (que está sendo processado pelo deputado Roberto Cardoso Alves po artigo publicado na Folha), e espera que a Justiça cumpra com o seu papel de vigiar para que o direito de livre expressão do pensamento e crítica possa fazer parte fundamental da nossa sociedade."
Vera Lúcia Simões da Silva, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual Paulista –Unesp (Rio Claro, SP)

Atentado em Buenos Aires
"Neste momento de profunda tristeza, queremos parabenizar o jornal pela pronta atenção dada em editorial (edição de 19/07) ao bárbaro atentado perpetrado contra a Associação Mutual Israelita Argentina na cidade de Buenos Aires, onde mais uma vez o ódio irracional, provocado pela intolerância de radicais inimigos da paz, colocou fim à vida de dezenas de inocentes."
Israel Isser Levin, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

"O que ocorre nas mentes quando prepara-se um atentado? E que ironia diabólica leva a tal planejamento, de provocar o impensável, a morte de centenas de pessoas? A perversidade de nosso comportamento humano, violentíssimo, aflora na tétrica ação de extermínio de inocentes em Buenos Aires."
Thomas Bussius (São Paulo, SP)

Preconceito e ignorância
"Muito válido e digno de aplauso o artigo de Marta Suplicy, 'Homossexualidade, preconceito e ignorância' (19/07). Urge que se lute pelo extermínio da discriminação contra o homossexual e por uma plena aceitação por parte da sociedade em geral."
Gilda Bacal Fucs (Salvador, BA)

"O texto de Marta Suplicy é sensível, bonito e oportuno. Através do preconceito e da ignorância, as pessoas jogam bombas, matam e não permitem que o homossexual seja o que é."
Tarcisa Marques Porto (Alphaville, SP)

Tragédia na saúde
"A morte da médica ginecologista Maria Emília Fernandes, assassinada quando exercia suas funções dentro do posto de atendimento médico em Jaguaribe, João Pessoa, reflete de a brutal realidade da saúde pública em nosso país. Acreditamos que se houvesse condições satisfatórias de atendimento, a morte da dra. Maria Emília talvez pudesse ter sido evitada, assim como a de milhares de brasileiros que superlotam os postos públicos de saúde."
Mario Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira (São Paulo, SP)

Quércia engasgado na garganta
"Assitindo ao programa 'Roda Viva', veiculado dia 18/07 pela TV Cultura, em vão tentei manifestar meu inconformismo, mas os telefones de mencionada emissora estavam permanentemente ocupados. Lamentável sob todos os pontos de vista a atuação covarde e subserviente dos jornalistas presentes, principalmente do coordenador do programa, que não só se deixaram intimidar pela 'mise-en-scène' do entrevistado (Quércia), como ouviram, silentes e omissos, um colega de profissão ser achincalhado publicamente por ter feito uma pergunta que qualquer um deles tinha engasgada na garganta."
Domingos Fernando Refinetti (São Paulo, SP)

Solidariedade a Osiris
"Gostaríamos de prestar o nosso apoio e solidariedade incondicionais ao sr. Osiris Lopes Filho, ex-secretário da Receita, aos 67 inspetores e delegados da Receita e ao oficial da alfândega do Rio, sr. Sylvio Sá Freire, todos demissionários pelo recente episódio da bagagem da seleção."
Luis Fernando Ferraz Amstalden, seguem-se mais 45 assinaturas (Piracicaba, SP)

Fé e politicagem
"D. Luciano Mendes de Almeida defendeu, segundo esta Folha em 23/07, a participação dos representantes da Igreja na política. Só uma sugestão, d. Luciano: em vez dessas abobrinhas que a CNBB (através de seu presidente) estimula, que tal a Igreja Católica começar a pregar o Evangelho e a estimular grupos da renovação carismática? Ou seria função do Congresso Nacional pregar a palavra de Deus e a das igrejas fazer politicagem?"
Luiz Edgard Bueno (Londrina, PR)

Ensino municipal
"Queremos levar a público a indignação dos pais de alunos quanto ao descaso das autoridades para com o ensino público municipal. A qualidade vem caindo vertiginosamente desde a adoção do 'sistema de conceitos'. Os professores, desmotivados por seus baixos salários, encontram na frouxidão desse sistema um aliado para seu desinteresse. Os alunos, idem."
Paulo dos Santos Rodrigues, seguem-se mais 26 assinaturas (São Paulo, SP)

Ética do jeitinho
"Claro que a indignação foi geral com o caso da muamba da seleção. Mas será que o Brasil e os brasileiros mudaram mesmo no pós-Collor? A antropóloga Lívia de Holanda Barbosa define o 'jeitinho brasileiro' não como um ato malandro no mau sentido, mas como algo entre o legal e o ilegal, entre o favor e a corrupção, dependendo do montante, do lugar, das pessoas. Diz que o brasileiro é acidamente crítico e intolerante com relação aos atos dos outros e extremamente liberal e permissivo com relação aos seus próprios atos. Condena os favores do Estado até o momento em que um amigo ou parente vira político."
Branca Ferrari (São Paulo, SP)

Texto Anterior: A Folha e a Copa; Terra aos índios; Solidariedade a Romano; Atentado em Buenos Aires; Preconceito e ignorância; Tragédia na saúde; Quércia engasgado na garganta; Solidariedade a Osiris; Fé e politicagem; Ética do jeitinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.