São Paulo, sábado, 30 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Infecção mata Mussum aos 53 anos

ANDRÉ MUGGIATI
DA REPORTAGEM LOCAL*

O humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, morreu ontem, às 2h45, aos 53 anos de idade.
O enterro do humorista, às 17h30 no cemitério Congonhas (zona sul de SP), foi seguido por cerca de 600 pessoas, segundo a PM, entre parentes, amigos e fãs.
Durante a tarde de ontem, cerca de 4.000 pessoas foram ao cemitério, entre elas Renato Aragão e Dedé Santana, companheiros de Mussum, Carlos Alberto da Nóbrega e Ronald Golias.
Doze integrantes da Escola de Samba Mangueira, pela qual Mussum desfilou durante 40 carnavais, viajaram do Rio para acompanhar o funeral.
Desde a manhã, centenas de pessoas já se dirigiam para o Hospital Beneficência Portuguesa, onde Mussum morreu.
Às 13h o caixão seguiu para o cemitério, sempre aplaudido.
A morte de Mussum foi causada por uma infecção no pulmão.
Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa desde o dia 7 de julho.
No dia 12 de julho ele sofreu um transplante de coração.
O transplante era necessário porque Mussum tinha uma miocardiopatia dilatada, doença em que o coração aumenta seu tamanho e não trabalha satisfatoriamente.
O transplante transcorreu bem e não houve rejeição aguda, a mais perigosa, logo nos primeiros dias.
Entretanto, o humorista passou a apresentar problemas após a cirurgia. O primeiro foi um acúmulo de coágulos sanguíneos no tórax.
Para retirar os coágulos, Mussum foi novamente para a mesa cirúrgica. No dia 22 de julho, o pulmão do humorista foi tomado pela infecção que o matou.
Criança Esperança
O Departamento de Divulgação da Rede Globo informou ontem às 18h que a exibição do programa "Criança Esperança", com Renato Aragão no comando, estava mantida para hoje.
A emissora não descartava a possibilidade de mudanças hoje pela manhã. O diretor do programa, Jorge Fernando, preparava uma homenagem a Mussum para ser apresentada hoje.

*Colaborou a Sucursal do Rio

Próximo Texto: Queda de pressão causou a morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.