São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula (PT)

É uma crise da seguridade social, que engloba também saúde e assistência social. O nível de arrecadação é muito baixo. As medidas já adotadas foram insuficientes. A crise financeira foi provocada, principalmente, pelo aumento no grau de informatização da economia, já que as pessoas não têm carteira assinada e, portanto, não recolhem a contribuição previdenciária.

FHC (PSDB)
A crise tem causas que são conjunturais: retração da atividade econômica, o consequente aumento da sonegação, a deterioração geral do serviço público dando lugar a fraudes, desvios de recursos, excesso de burocracia, demora e má qualidade no atendimento. A crise tem também causas estruturais: aumentou a expectativa de vida. Também há desiquilíbrios graves na definição, pela Constituição, dos direitos e obrigações relativos à Previdência.

Brizola (PDT)
A sonegação, os saques nos cofres da Previdência e a utilização indevida das receitas pelo governo contribuem para a crise do sistema. As contribuições baseadas no lucro e no faturamento das empresas para custear a seguridade social não foram plenamente implantadas. Isso, além do aumento do número de trabalhadores sem carteira assinada, tem agravado a crise decorrente do comprometimento das fontes de receita.

Quércia (PMDB)
A crise da Previdência é provocada por problemas de má administração, falta de fiscalização e má gestão do governo federal, o que gera fraudes. A sonegação da contribuição previdenciária também é facilitada por estes problemas administrativos. E o governo não tem tido competência para resolvê-los. Esse é um dos motivos para o aumento dos problemas de caixa. O controle operacional e contábil do sistema previdenciário precisa ser aperfeiçoado.

Amin (PPR)
Fatores de má gestão administrativa permitem o reaparecimento de tempos em tempos, de fraudes. O modelo brasileiro está falido. Os aposentados da União, Estados e municípios têm direito à aposentadoria integral e a contribuição não é suficiente para bancar isso. Há prefeituras que já estão praticamente falidas devido às aposentadorias de seus servidores e ainda não sabem.

Texto Anterior: Lula (PT)
Próximo Texto: Campeão mundial de analfabetismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.