São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
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Transforme os funcionários em colaboradores

O envolvimento dos empregados é fundamental para conquistar clientes em um mercado competitivo
Uma organização que pretende fazer diferença, satisfazer clientes e conquistar mercado não pode abrir mão da qualificação e do envolvimento de seus empregados. Em empresas modernas, o funcionário é um colaborador fundamental.
O colaborador ideal é sempre bem-educado e tem capacidade para dirigir seu próprio trabalho. Antes de tudo, ele trabalha em equipe.
A organização das empresas por processos (conhecidos no fascículo 4) facilita isso e elimina chefias desnecessárias - despesa que não agreva valor ao produto/serviço.
O trabalho em equipe permite que a organização concentre seus esforços na análise e melhoria de processos.

TERCEIRIZE PARA SERVIR MELHOR
Terceirizar é transferir a execução de atividades de apoio para terceiros, o que permite à empresa concentrar esforços na busca da satisfação ao cliente.
O empreendedor da nova era pretende, ao transferir processos de apoio, ser parceiro de outras organizações. Entre as atividades que podem ser terceirizadas estão: serviços de limpeza e conservação, recrutamento e seleção, manutenção, serviços contábeis, jurídicos etc.
O esforço gerencial da empresa fica concentrado nos processos relacionados diretamente à satisfação dos clientes. A terceirização não é, portanto, como muitos pensam, um processo de redução de custos.
E sim uma estratégia para operar com mais agilidade e eficiência. Dessa forma, sobra tempo para preocupar-se com melhorias e inovações que agregam valor ao produto/serviço.
Atividades-meio para o novo empreendedor são atividades-fim para o prestador de serviços, que tende a realizá-las com mais competência.
Identificar e analisar a qualidade dos serviços de empresas parceiras, manter contrato adequado de prestação de serviços - que permita acompanhamento e avaliação pelo contratante - são possibilidades que o empreendedor não deve desprezar.

SELECIONE COLABORADORES FUNDAMENTAIS
Identifique as qualidades essenciais para oferecer ao cliente um atendimento superior, entre outras:
HONESTIDADE
SINCERIDADE
INICIATIVA
EQUILÍBRIO
TOLERÂNCIA
MODÉSTIA
CHARME
COMUNICAÇÃO
CAPACIDADE DE OUVIR
SENSIBILIDADE
COMPREENSÃO
PERSONALIDADE AGRADÁVEL
INTREGRAÇÃO À EQUIPE

DICAS PARA INVESTIR BEM
Quem inicia um negócio deve ser cauteloso com a imobilização de recursos e os custos financeiros decorrentes. Sempre que possível, alugue em vez de comprar. O supérfluo, se não contribui para a satisfação do cliente, deve ser evitado.
Não faça superestoques de matérias-primas e mercadorias. Estoque além do necessário ocupa espaço, não traz vantagens ao cliente e pode causar problemas de caixa para a empresa.
Busque parceria com os fornecedores para receber, com a periodicidade necessária, o suprimento ideal de matérias-primas e mercadorias.
Combata todas as formas possíveis de desperdício. Faça disso um ponto de honra na empresa.
Mantenha em dia a limpeza das instalações e a manutenção dos equipamentos.
Cerque-se de todas as precauções para evitar acidentes no trabalho e incêndios.
Cuide da motivação, da apresentação e da qualidade de vida dos colaboradores.

ENTENDA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA
Se você está disposto a abrir uma micro ou pequena empresa observe, no cronograma abaixo, os passos que devem ser seguidos:

DESENVOLVER O PERFIL DO EMPREENDEDOR
FASCÍCULO 1

IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE FUTURO
FASCÍCULO 2

AVALIAR O RISCO DA OPORTUNIDADE
FASCÍCULO 3
IDENTIFICAR E PESQUISAR O NICHO DO MERCADO
FASCÍCULO 3

DIFERENCIAR OS PRODUTOS DA CONCORRÊNCIA
FASCÍCULO 4

PLANEJAR OS PROCESSOS DE TRABALHO
FASCÍCULO 4

AVALIAR O RETORNO DO INVESTIMENTO
ESTE FASCÍCULO

FORMALIZAR O NEGÓCIO
ESTE FASCÍCULO

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