São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994 |
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Transforme os funcionários em colaboradores O envolvimento dos empregados é fundamental para conquistar clientes em um mercado competitivo Uma organização que pretende fazer diferença, satisfazer clientes e conquistar mercado não pode abrir mão da qualificação e do envolvimento de seus empregados. Em empresas modernas, o funcionário é um colaborador fundamental. O colaborador ideal é sempre bem-educado e tem capacidade para dirigir seu próprio trabalho. Antes de tudo, ele trabalha em equipe. A organização das empresas por processos (conhecidos no fascículo 4) facilita isso e elimina chefias desnecessárias - despesa que não agreva valor ao produto/serviço. O trabalho em equipe permite que a organização concentre seus esforços na análise e melhoria de processos. TERCEIRIZE PARA SERVIR MELHOR Terceirizar é transferir a execução de atividades de apoio para terceiros, o que permite à empresa concentrar esforços na busca da satisfação ao cliente. O empreendedor da nova era pretende, ao transferir processos de apoio, ser parceiro de outras organizações. Entre as atividades que podem ser terceirizadas estão: serviços de limpeza e conservação, recrutamento e seleção, manutenção, serviços contábeis, jurídicos etc. O esforço gerencial da empresa fica concentrado nos processos relacionados diretamente à satisfação dos clientes. A terceirização não é, portanto, como muitos pensam, um processo de redução de custos. E sim uma estratégia para operar com mais agilidade e eficiência. Dessa forma, sobra tempo para preocupar-se com melhorias e inovações que agregam valor ao produto/serviço. Atividades-meio para o novo empreendedor são atividades-fim para o prestador de serviços, que tende a realizá-las com mais competência. Identificar e analisar a qualidade dos serviços de empresas parceiras, manter contrato adequado de prestação de serviços - que permita acompanhamento e avaliação pelo contratante - são possibilidades que o empreendedor não deve desprezar. SELECIONE COLABORADORES FUNDAMENTAIS Identifique as qualidades essenciais para oferecer ao cliente um atendimento superior, entre outras: HONESTIDADE SINCERIDADE INICIATIVA EQUILÍBRIO TOLERÂNCIA MODÉSTIA CHARME COMUNICAÇÃO CAPACIDADE DE OUVIR SENSIBILIDADE COMPREENSÃO PERSONALIDADE AGRADÁVEL INTREGRAÇÃO À EQUIPE DICAS PARA INVESTIR BEM Quem inicia um negócio deve ser cauteloso com a imobilização de recursos e os custos financeiros decorrentes. Sempre que possível, alugue em vez de comprar. O supérfluo, se não contribui para a satisfação do cliente, deve ser evitado. Não faça superestoques de matérias-primas e mercadorias. Estoque além do necessário ocupa espaço, não traz vantagens ao cliente e pode causar problemas de caixa para a empresa. Busque parceria com os fornecedores para receber, com a periodicidade necessária, o suprimento ideal de matérias-primas e mercadorias. Combata todas as formas possíveis de desperdício. Faça disso um ponto de honra na empresa. Mantenha em dia a limpeza das instalações e a manutenção dos equipamentos. Cerque-se de todas as precauções para evitar acidentes no trabalho e incêndios. Cuide da motivação, da apresentação e da qualidade de vida dos colaboradores. ENTENDA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA Se você está disposto a abrir uma micro ou pequena empresa observe, no cronograma abaixo, os passos que devem ser seguidos: DESENVOLVER O PERFIL DO EMPREENDEDOR FASCÍCULO 1 IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE FUTURO FASCÍCULO 2 AVALIAR O RISCO DA OPORTUNIDADE FASCÍCULO 3 IDENTIFICAR E PESQUISAR O NICHO DO MERCADO FASCÍCULO 3 DIFERENCIAR OS PRODUTOS DA CONCORRÊNCIA FASCÍCULO 4 PLANEJAR OS PROCESSOS DE TRABALHO FASCÍCULO 4 AVALIAR O RETORNO DO INVESTIMENTO ESTE FASCÍCULO FORMALIZAR O NEGÓCIO ESTE FASCÍCULO Texto Anterior: SIGLAS DESTE FASCÍCULO Próximo Texto: Aprenda a calcular seu retorno antes de investir Índice |
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