São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
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Mercado de outlets cresce em São Paulo

JULIANA RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um novo tipo de empreendimento movimenta o mercado de lojas para aluguel em São Paulo.
São os outlets, modelos de shoppings de descontos, "importados" dos EUA, que oferecem pequenas lojas com preços de locação que custam a metade dos valores cobrados nos grandes shoppings centers.
Até o final do ano, pelo menos três outlets devem ser lançados ou entrar em operação, como o Shopping D, na marginal Tietê (zona norte), com inaguração prevista para outubro.
O Shopping D tem um investimento de US$ 70 milhões. Com 56 mil m2 de área construída, um terreno de 30 mil m2 o outlet terá 16 mil m2 de área para locação.
São 323 lojas de 50 m2, das quais 290 serão lojas de fábricas, 13 de grandes operadoras, com o compromisso de venderem mais barato, e 20 de fast food.
Segundo o diretor comercial da incorporadora e construtora Cyrela, Eduardo Coelho Pinto de Almeida, 58, o Shopping D vai oferecer a comodidade de um shopping comum, com a vantagem de proporcionar descontos de até 60% nas mercadorias.
Para ele, o que possibilita essa margem de descontos, além da exclusão dos intermediadores, é o baixo preço dos condomínios, a metade do preço pago nos shoppings convencionais.
O aluguel das lojas está estipulado em US$ 20 a US$ 27 o m2, enquanto nos shoppings convencionais esses valores são de US$ 50 a US$ 56 o m2.
A única exceção é dos fast food, onde o aluguel das lojas tem valor igual ao dos shoppings comuns.
Segundo Bernard Jean Kaplan, 65, responsável pelo planejamento do Shopping D, a rentabilidade prevista para os outlets é de 1% ao mês, a mesma dos shoppings.
Segundo Kaplan, as "comodidadesdo outlet elevam o condomínio em apenas 4%".
Para ele, o que possibilita preços baixos é o número de pessoas que compram e a rotatividade e giro de mercadorias.
Outros dois empreendimentos estão previstos para outubro. O SP Market, na avenida das Nações Unidas, 2.540 (zona oeste), que terá 800 mil m2 de área construída, e o Vale Desconto Shopping, em São José dos Campos, km 154 da via Dutra (veja ao lado).
Para Romeu Chap Chap, 60, presidente da Associação dos Shoppings Centers, a única diferença dos outlets nacionais com os dos EUA é a localização.
"Lá os outlets ficam longe dos grandes centros comerciais, mas o acesso através das estradas é fácil, o que não acontece aqui", afirma. (Juliana Ribeiro)

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