São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso reúne críticos literários na USP

DA REDAÇÃO

Começa amanhã, com presença de críticos literários de diversos países do mundo, o 4º Congresso da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada).
O evento acontece na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e a taxa de inscrição é de R$ 5,50 para estudantes e US$ 50,00 (pelo câmbio comercial) para o restante do público.
Entre comunicações, painéis e debates, todos articulados pelo tema "Literatura e Diferença", haverá mais de cem encontros durante os três dias do congresso.
Segundo a professora Iná Camargo Costa, integrante da comissão organizadora do evento, "o tema permitirá avaliar a disseminação das teorias sobre o pós-modernismo –e em especial a do filósofo francês Jacques Derrida– nas discussões contemporâneas sobre teoria literária".
Para isso foi convidado, por exemplo, um teórico como Terry Eagleton, autor de "A Ideologia da Estética" (editora Jorge Zahar), que participa amanhã de debate com os professores Roberto Schwarz (da Universidade Estadual de Campinas) e Leyla Perrone-Moisés (USP), às 16h15, no Anfiteatro das Colméias (r. do Anfiteatro, s/nº).
Entre os críticos estrangeiros, destacam-se ainda Pierre Rivas (Universidade de Paris), Wladimir Krysinski (Universidade de Montreal) e o poeta português Ernesto de Melo e Castro.
Dentro do amplo espectro de assuntos do congresso, haverá análises da obra de escritores tão díspares quanto Pedro Nava e Borges, ou tão próximos quanto Virginia Woolf e Clarice Lispector.
Além disso, serão propostas discussões sobre literatura feminina e africana, sobre a linguagem dos "haicais" japoneses e sobre as relações "centro-periferia" –sempre sob a inspiração do tema da "diferença", que pretende produzir o entrecruzamento de múltiplas tendências culturais.

Texto Anterior: Linguagem faz êxtase de 'Lolita'
Próximo Texto: Principais eventos da Abralic
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.