São Paulo, segunda-feira, 1 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR QUE O ALGODÃO É O REI DOS CULTIVOS NÃO COMESTÍVEIS?

O algodão, cuja origem é um mistério, é o principal cultivo não comestível do mundo. Proporciona a metade de todos os produtos têxteis do planeta.
Cerca de 80 países do mundo produzem algodão. Só nos EUA, sua colheita anual é de 50 bilhões de dólares, cifra superior a qualquer outro cultivo no país.
A maior parte do algodão produzido nos EUA é usado para a fabricação de roupas.
Mas o algodão serve também para encadernação de livros, para fabricar redes de pesca, carteiras, filtros de café, cortinas e painéis.
Muito poucas fibras têm a resistência do algodão. E talvez por isso ele é tão importante na indústria farmacêutica.
Restos do algodão são transformados em papéis de alta qualidade, inclusive o usado na fabricação do dólar. O óleo vegetal de algodão tem uso intenso na culinária norte-americana.
A fibras curtas, que ficam nas sementes após o descaroçamento, são combinadas com produtos químicos e transformadas em coisas tão diversas como linóleo, filme fotográfico, dinamite, esmalte de unhas e plástico moldado.
PRINCIPAIS PAÍSES PRODUTORES DE ALGODÃO
1 CHINA
2 ÍNDIA
3 EUA
Colheitadeira mecânica
Fiandeira de algodão
Capucho de algodão
Semente

Texto Anterior: Filme acontece em um ônibus
Próximo Texto: Mordida de animais pode jogar o vírus da raiva nos seus nervos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.