São Paulo, segunda-feira, 1 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Copas, mamatas e heróis ; Assinatura justificada ; Dois candidatos ; Cultura e benefícios ; Visitas à cozinha ; Contribuição das secretárias ; Saída para a escola pública ; Manchetes requentadas ; Terceirização em sindicatos ; Acuso recebimento ; A centavos do fim da inflação

Copa, mamatas e heróis
"Nós, que lutamos continuamente pelo cumprimento das leis de defesa dos direitos da criança e do adolescente e contra a impunidade, nos revoltamos com o aval dado pelo Palácio do Planalto ao contrabando efetuado pela delegação brasileira de futebol."
Lauro Monteiro Filho, superintendente da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Rio de Janeiro, RJ)

"Qual a definição de 'mamata'? Aquele grande negócio no qual não fomos convidados a participar! Se dessem a oportunidade, boa parte dos 'indignados' não recusaria a mamata!"
Cyril G. P. Walter (São Paulo, SP)

"Às vezes se tem a impressão de que o Brasil, em vez de governantes, tem donos. Não há retórica que consiga escamotear que o privilégio venceu a lei. O escândalo da bagagem da seleção repercutiu aqui na Alemanha."
Madalena A. Wagner (Munique, Alemanha)

"Romário é herói por quê? Muitos cientistas, que fazem muito mais pela humanidade, passam a vida inteira e não ganham seu salário de um mês, e vão para o exterior por questão de sobrevivência, e não para faturar. Ainda que ninguém goste do leão, o Osires está certo, e muito me admiro de sua demissão ser aceita, mas, como sempre, os bons saem e a corja fica. Continuamos um país com inversão de valores."
Aldo Gonçalves (Itajubá, MG)

"Impossível ficar calada diante de tanta besteira dita por quem se intitula 'herói nacional', em especial o nada modesto jogador Romário."
Helena França (São Carlos, SP)

"A propósito das declarações de Romário, seria bom que ele se limite às quatro linhas, mesmo porque já tivemos Pelé, Garrincha, Rivelino, Gerson, Zico e outros bem superiores, tanto dentro quanto fora dos estádios. Viva o futebol, abaixo a muamba!"
José Eduardo Bandeira de Mello (São Paulo, SP)

Assinatura justificada
"Quando vejo brilhantes artigos como o de Clóvis Rossi ('Petição ao presidente', 29/07), chego à conclusão de que não poderia ter feito melhor pedido do que uma assinatura da Folha. Parabéns ao Clóvis Rossi e à Folha."
Fábio Peixoto Pereira de Lima (Cruzeiro, SP)

Dois candidatos
"Nas eleições passadas tive uma grande preocupação quando vi Collor subir nas pesquisas. Mas agora parece que disputarão no segundo turno dois homens honestos e honrados: FHC e Lula. Estou mais tranquilo."
Alceu Sousa Costa (Brasília, DF)

Cultura e benefícios
"Excepcional o artigo de Arnaldo Jabor sobre leis de benefícios fiscais. Pensar a cultura como um negócio está na moda. Bons projetos, bons empreendedores culturais estão cada vez mais perto do mercado, lançando produtos ou agregando valores. É a desmistificação de Beethoven, de Shakespeare. Fazê-los parte da vida diária é papel de todos nós. Mas não concordo que as leis de benefício fiscal devam ser extintas. Elas devem ser aperfeiçoadas e discutidas com a sociedade."
Sérgio Ajzenberg, empreendedor cultural (São Paulo, SP)

Visitas à cozinha
"Os órgãos competentes e Viligância Sanitária deveriam saber que cozinhas, câmaras frias e almoxarifado de alimentos são locais onde as pessoas que neles transitam estão devidamente uniformizados, com calçados adequados, já que podem haver poças de água, onde o piso pode estar escorregadio, ou mesmo temperaturas elevadas. Gostaríamos de saber quem seria o responsável caso aconteça algum acidente com um cliente que queira vistoriar a cozinha de um restaurante."
Eliana Aguiar, gerente de Comunicação Social do São Paulo Hilton (São Paulo, SP)

Contribuição das secretárias
"Sobre a carta da secretária Linei Matzenbacher Zampietro (28/07), para se chegar ao desconto da contribuição assistencial são necessários diversos procedimentos legais, dos quais passamos a informar somente os mais importantes: o sindicato convoca uma assembléia geral ordinária uma vez por ano. Isto é feito normalmente através de convite individual por carta, publicação de edital em jornal de grande circulação, além de matérias veiculadas na imprensa. A assembléia deste ano foi realizada em 26/02, com a presença de mais de 400 profissionais e esta contribuição foi votada em conjunto com mais de 80 reivindicações em benefício da profissional secretária."
Sandra Fernandes de Oliveira, ombudsman do Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Saídas para a escola pública
"A respeito do artigo de Carlos Estevam Martins (28/07), gostaria de lembrar que como secretário do atual governo e com tantas saídas para a escola pública, por que então não discutí-las com a sociedade? Até parece que o sr. Martins não é o secretário. Apresenta propostas e fica de longe."
Vilma Pastrello (São Paulo, SP)

Manchetes requentadas
"Li e reli o artigo de Arnaldo Jabor sobre o poeta Bruno Tolentino (Ilustrada, 19/07) e conclui que seu título, 'Tolentino traz de volta a peste clássica', foi inventado na redação para depreciar as idéias do poeta. Nem a manchete nem a ilustração que a acompanha encontram respaldo no texto. Aproveito a oportunidade para lembrar que já estão mais que requentadas as manchetes 'quentes' desta Folha (do tipo 'Publicidade de fulano esquenta programação de siclano', 'Filme X esquenta festival Y', 'Polêmica de A esquenta campanha de B', 'Novo plano esquenta debate' etc. etc.)."
Lorinne Vermont (São Paulo, SP)

Terceirização em sindicatos
"Noticiou a Folha em 26/07 que cerca de 50 sindicatos filiados à Força Sindical e a OAB, para não cumprirem a lei 8.906, que dispõe sobre o novo Estatuto da Advocacia, ameaçam de terceirizar os departamentos jurídicos. Ficará difícil de agora em diante combater a terceirização nas indústrias e manter cláusula dissidial nesse sentido, pois os próprios sindicatos ameaçam utilizar os mesmos procedimentos."
Valdecirio Teles Veras (Santo André, SP)

Acuso recebimento
"O presidente Itamar Franco disse que não haveria corruptos em seu governo. Face a isso, exijo as providências tomadas, tendo em vista as 80 vezes em que denunciei irregularidades no Sistema de Inspeção do Trabalho do qual pertenço, tendo como resposta a carta de assessor acusando o recebimento das correspondências, o que a bem da verdade não me interessa."
Ednel Malta (Jundiaí, SP)

A centavos do fim da inflação
"O Brasil está à centavos de acabar com a inflação. Basta o governo produzir mais moedas e menos escândalos."
Curt Nees (Joinville, SC)

Texto Anterior: A violência atomizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.