São Paulo, terça-feira, 2 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Osiris na Folha ; Símbolo PC ; Lucro e lixo ; Artigo de Touraine ; Diferenças ; Heróis e crianças ; Pela dignidade ; Medidas isoladas contra a Aids ; Índio não quer Zinho ; Cheque em branco às escolas ; Horário eleitoral ; Preocupação com os excluídos ; Transmissão só nas vitórias?

Osires na Folha
"Com a saída de Osiris Lopes Filho da Receita Federal quem saiu no lucro foi o leitor da Folha que agora o tem como seu colaborador! Ah, já ia me esquecendo: sem pagar imposto algum!"
Charles Justino (Leme, SP)

"O Brasil está mesmo passando do três ao quatro: de tri para tetracampeão e de Terceiro para Quarto Mundo, com o lamentável episódio alfandegário, que motivou a saída do excelente Osiris Lopes Filho da Receita."
Sueli Damasceno (Rio de Janeiro, RJ)

Símbolo PC
"Causou-me profunda estranheza o editorial intitulado 'O símbolo PC'. Trata-se, certamente, de tremenda infelicidade do editorialista a sugestão de eventual libertação daquele que, com esquemas reconhecidamente conspurcados, se aproveitou dos cofres públicos para amealhar um grande patrimônio. O editorial, sem dúvida, revela a falta de conhecimento e sintonia com a realidade mundial. Enquanto na Itália os juízes da 'Operação Mãos Limpas' se desesperam e pedem demissão, devido à libertação dos que se encontram provisoriamente presos, o que dificulta a apuração das fraudes, esse jornal, na contramão da história, sugere, claramente, a libertação de PC."
Marcus Vinícius A. G. de Freitas (São Paulo, SP)

Nota da Redação – A Folha sempre foi contrária à pena de prisão para pessoas que não representam ameaça física à sociedade. Sanções alternativas podem ser bem mais eficientes, sem perda da necessária severidade. De resto, a Folha tem insistentemente defendido a exemplar punição de todos os envolvidos neste escândalo, após o devido processo legal.

Lucro e lixo
"O sr. Arnaldo Jabor (26/07) deveria ouvir a voz de um dos 'poetas pálidos', Arnaldo Antunes, que diz 'bactérias num meio é cultura'. A 'cultura do lucro' de que faz apologia o sr. Jabor –para fim profícuo da arte– já desafortunadamente grassa entre nós, vide a máfia fonográfica, monopólio televisivo, e eleição do 'lixo baiano' exportado como 'cultura brasileira'."
Júnior Henrique Pereira, poeta e escritor (Itabirito, MG)

Artigo de Touraine
"Foi melancólico ler o pretensioso Alain Touraine com o mentiroso artigo 'Cardoso e o nascimento do Brasil' (Tendências/Debates, 31/08). Touraine lembra os artigos do Instituto Liberal. Hoje, pela primeira vez, me envergonhei de ser assinante da Folha."
Ernani Miura (Porto Alegre, RS)

Diferenças
"A grande diferença entre Lula e FHC é que programa de campanha promete tudo e o petista nunca fez nada que possa ser avaliado."
José Antonio Marques Almeida (Santos, SP)

Heróis e crianças
"Acompanhei com indignação o episódio da entrega dos veículos Gol aos jogadores da seleção. Aí vai nosso apelo: sr. prefeito Paulo Maluf, já que o sr. mostrou competência em conseguir doações de empresários para comprar carros para os jogadores, que faça o mesmo pelos conselhos tutelares. Srs. jogadores, contribuam com as crianças indigentes e miseráveis doando seus carros aos conselhos tutelares."
Benedito Rodrigues dos Santos, coordenador adjunto do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (São Paulo, SP)

Pela dignidade
"Foi muito oportuna a demonstração de solidariedade e dignidade do artigo dos professores Geraldo Ataliba e Celso Antônio Bandeira de Mello (22/07) sobre o escandaloso episódio da concessão do benefício fiscal adotado em favor dos 'heróis do tetra'."
Albino Kluge (Curitiba, PR)

Medidas isoladas contra a Aids
"A propósito da distribuição de seringas e agulhas a viciados em drogas endovenosas, para diminuir a disseminação da infecção pelo HIV, queremos deixar claro que esse tipo de ação, isolado de um sistema compreensivo de combate à Aids e efetuado sem análise e auditoria de resultados, não nos parece ser o método mais adequado de combater a infecção. Além disso, vai configurar curiosa injustiça social. Afinal, por que o governo não dá também a diabéticos seringas e agulhas de graça? Mais uma vez insistimos: a sociedade como um todo deve ter uma política racional e compreensiva para lidar com temas como Aids, drogas e outros assuntos. Ações isoladas não vão levar a grandes progressos, principalmente se forem executadas atalhoadamente e sem consultar a comunidade."
Jacyr Pasternak e Vicente Amato Neto, médicos e professores universitários (São Paulo, SP)

Índio não quer Zinho
"Acabo de retornar de visita a áreas endêmicas de malária na Rondônia, tendo passado pela reserva indígena de Ricardo Franco. Esta reserva, ligada ao resto do país apenas pelo rio Guaporé, fica a 18 horas de barco, rio acima, de Guajará Mirim e abriga sete tributos distintas. Fui informado pelo cacique Saturnino, da tribo dos Jabutis, que os índios assistiram toda a Copa através de uma TV comunitária da Funai (gerador + parabólica). Durante todos os jogos, os índios manifestavam-se ruidosamente contra a escalação do jogador Zinho, exigindo sua substituição por Viola, sendo às vezes difícil controlá-los. Devo esclarecer que não sou corinthiano, mas mesmo assim não poderia deixar de registrar esse fato, que acrescenta dimensões antes insuspeitas à rejeição nacional ao esquema dos srs. Zagalo e Parreira, a quem desconselho desfilar, triunfalmente, em barco aberto pela região."
Erney Plessmann Camargo, professor titular da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

Cheque em branco às escolas
"Improcedentes as afirmativas do sr. Paulo Pan Chacon em artigo publicado nessa Folha em 28/07. Contrato de adesão compulsória, na base do assina ou assina, do contrário não tem matrícula, contendo cláusula leonina, que equivale a assinar cheque em branco a favor da escola, adotado por todas as escolas, certamente por orientação de entidade que as congrega, nada mais é do que cartelização."
Sérgio Faraco (São Paulo, SP)

Horário eleitoral
"Hipócrita e sem sustentação a campanha movida pelas emissoras de rádio de São Paulo nos últimos dias contra o horário gratuito de rádio e televisão. Não é democrática é a posição do rádio, ridicularizando os candidatos, o sistema, o regime. O Brasil precisa hoje, mais que nunca, de muito espaço para que o eleitor possa escolher seus candidatos corretamente."
Henrique Veltman (São Paulo, SP)

Preocupação com os excluídos
"Quero manifestar meu veemente repúdio aos termos e ao conteúdo da carta do leitor Luiz Edgard Bueno (28/07). Ele certamente se esqueceu ou não sabe que faz parte da fé da Igreja a certeza de que os pastores da mesma têm a assistência do Espírito Santo. Merecem, por isso mesmo, de nós cristãos católicos, respeito, carinho, acatamento. Chamar de 'abobrinhas' a preocupação da Igreja com os milhões de excluídos é colocar-se fora dela."
Antonio Aparecido Pereira, padre (São Paulo, SP)

Transmissão só nas vitórias?
"Gostaria de agradecer à Rede Bandeirantes, pois mesmo nos momentos mais difíceis do vôlei brasileiro continua com seu apoio. Aproveito para mostrar minha indignação para com a TV Globo. No dia 29/07 a seleção brasileira perdeu para o selecionado cubano, não se classificando para a final da Liga Mundial, tendo que disputar a medalha de bronze no dia 30/07. Qual não foi a minha surpresa: a Rede Globo não transmitiu o jogo."
Carolina Stucchi (São Paulo, SP)

Texto Anterior: O PT mal explicado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.