São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Dream Team 2' é totalmente novo

DA REPORTAGEM LOCAL

O segundo "Dream Team", que representará os EUA no Mundial de basquete do Canadá, não tem nenhum jogador da equipe que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, em 92.
Os componentes do novo "time dos sonhos" são todos profissionais que participam do campeonato de basquete norte-americano da NBA, o melhor do mundo.
"Dream Team" foi o nome com que ficou conhecida a primeira seleção dos EUA formada por jogadores profissionais a participar de uma Olimpíada (em 92, havia apenas um universitário).
Diferente do que é comum em todas as outras seleções, a equipe de basquete dos EUA não é convocada pela comissão técnica.
Os jogadores do "Dream Team" são escolhidos pelos delegados da NBA, entidade que controla o basquete norte-americano.
A NBA resolveu não convocar para o Mundial –que começa amanhã– nenhum jogador que tivesse participado do "Dream Team" original, que jogou em Barcelona.
Por isso, ficaram de fora do "Dream Team 2" estrelas como Patrick Ewing e Charles Barkley, além dos astros que já abandonaram o basquete, como Michael Jordan e Magic Johnson.
O segundo "time dos sonhos" dos EUA também ficou sem o melhor jogador da última temporada da NBA.
O pivô Hakeem Olajuwon, que é nigeriano, termina seu processo de naturalização e só vai poder jogar no "Dream Team 3", na Olimpíada de Atlanta, em 96.
O armador Isiah Thomas é outro dos que não participam da nova seleção. Ele era um dos convocados para o Mundial do Canadá, mas se contundiu e não vai jogar.
Com esses desfalques, a maior estrela da nova seleção norte-americana é o ala/pivô Shaquille O'Neal, que joga no Orlando Magic. A presença de Shaquille só foi assegurada na última hora.
O jogador, que tem 2,16 m, não ia participar da equipe que jogará no Mundial por problemas de patrocínio.
Ele é contratado pela Pepsi, enquanto que o 'Dream Team 2' é patrocinado pela Coca-Cola. Um acordo permitiu que Shaquille participasse do Mundial do Canadá.

Texto Anterior: Psicóloga especializada em basquete ajuda seleção
Próximo Texto: Damon Hill diz que foi ameaçado de morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.