São Paulo, quinta-feira, 4 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano quer fundo contra fome

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O coordenador do programa de governo de Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato de Souza, disse ontem que a coligação PSDB-PFL quer utilizar com ênfase uma forma de trabalho que una Estado e sociedade.
"O governo tem que dar uma resposta à questão social emergencial", disse Souza. Segundo ele, é preciso "minorar", de imediato, as condições de vida da população mais carente.
O partido do candidato FHC pretende criar um fundo junto com Estados, municípios e entidades não-governamentais para atacar a fome e a miséria no país.
O coordenador afirmou que o eventual governo FHC não quer ser "centralizado dentro de Brasília" e sim "algo extremamente participativo".
Ele citou como exemplo de ação coletiva a campanha de coleta de alimentos liderada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Souza disse que, para gerar emprego, o plano de governo prevê fomento à agricultura e ao turismo.
No primeiro caso, atendendo pequenos proprietários e sem-terra, ampliando a área irrigada e desenvolvendo a pesquisa.
No segundo, expandindo a atividade econômica no Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Ele disse que serão necessários investimentos pesados em infra-estrutura (energia, transportes, comunicações, armazenagem).
Os recursos viriam de fontes diversas, como privatizações, receita fiscal, dinheiro privado (cujos detentores fariam as obras e seriam seus gestores), captação nos mercados de capitais e financiamentos do Banco Mundial, Interamericano e Eximbank.
O coordeandor disse que, no curto prazo, as metas prioritárias de um futuro governo de FHC são educação, saúde, emprego, agricultura e segurança.
Os principais problemas são qualidade (na educação), definição de fonte de verba (saúde), falta de investimento em grandes obras (emprego) e reformulação dos códigos (segurança).

Texto Anterior: Amizade de assessores é antiga
Próximo Texto: Imposição de Maciel para vice de FHC irrita o PSDB e deixa petistas eufóricos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.