São Paulo, quinta-feira, 4 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa hoje o Mundial de basquete no Canadá

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A TORONTO

Pela primeira vez com a participação de jogadores profissionais, começa hoje nas cidades de Toronto e Hamilton, no Canadá, o 12º Campeonato Mundial Masculino de Basquete.
A solenidade de abertura da competição foi realizada ontem, em Toronto. Antes mesmo do início da festa, os organizadores do evento comemoram um recorde: 1,8 bilhão de telespectadores assistirão aos jogos do Mundial, 50% deles ao vivo.
A TV vai mostrar as partidas para 80 países, nos cinco continentes, segundo informe da Fiba (Federação Internacional de Basquete). O número de telespectadores deve crescer 400% em relação ao Mundial anterior, em 1990, na Argentina.
Aproximadamente mil profissionais de imprensa –jornal, revista, rádio e TV–, de 48 países, solicitaram credenciamento para a cobertura dos jogos.
Os profissionais do "Dream Team 2" (Time dos Sonhos 2), a seleção dos EUA, são os destaques da competição e favoritos na luta pelo título.
Na estréia, hoje, os EUA enfrentam a Espanha, em Hamilton, na preliminar do confronto entre Brasil e China, às 22h30 (veja tabela do campeonato ao lado).
O Mundial deste ano traz duas grandes inovações. A primeira é a chegada dos profissionais e dos jogadores da NBA, a mais importante liga profissional de basquete dos EUA e do planeta.
A segunda é a inexistência das duas principais forças do Mundial passado: a Iugoslávia (que foi a campeã) e a União Soviética, associações de países que se dividiram.
Dezesseis países participam do Mundial. Estão divididos em quatro grupos. Disputam um turno completo (todos jogam entre si) dentro do grupo e os dois melhores passam à fase seguinte.
O Brasil está disputando com EUA, Espanha e China (veja quadro abaixo). Uma vaga tem candidato praticamente certo: o "Dream Team 2", com as jovens estrelas da NBA, que não repete nenhum dos campeões olímpicos de Barcelona.
A China, pelo retrospecto, desponta como a equipe mais fraca. A outra vaga do grupo deve ser disputada por Brasil e Espanha. Os dois times se encontram amanhã.
O Brasil joga com a vantagem de ter estreado contra a China, com chance de vitória, enquanto a Espanha entra em campo depois de um primeiro jogo diante do "Dream Team", no qual uma vitória seria como um "milagre".
Façanha que o Brasil também tentará no domingo.
NA TVBandeirantes, ao vivo, às 22h30 (horário de Brasília), Brasil x China.21h30 - Rússia x Argentina (VT)

Texto Anterior: Meia Neto deve chegar hoje ao seu novo clube
Próximo Texto: TABELA DO MUNDIAL DE BASQUETE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.