São Paulo, quinta-feira, 4 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antonioni chega hoje a SP e vai a Gramado

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Está confirmado: Michelangelo Antonioni, 82, talvez o mais importante cineasta vivo, chega hoje à noite a São Paulo, proveniente de Roma.
O cineasta passa três dias na cidade e domingo viaja ao Rio Grande do Sul para acompanhar o Festival de Cinema de Gramado, que começa dia 7.
É a primeira vez que Antonioni vem ao Brasil. O cineasta, que sofreu um derrame e tem dificuldade para falar e se locomover, estará acompanhado da mulher, Enrica Fico Antonioni, e de seu secretário particular, Andrea Boni.
O Festival de Gramado prepara uma homenagem ao cineasta. Será exibida durante o evento uma cópia nova de "A Noite" (1960), uma de suas obras-primas.
Haverá também uma retrospectiva em vídeo da obra do diretor. Entre seus filmes mais marcantes estão "A Aventura" (1959), "O Eclipse" (1961), "Blow Up" (1967) e "O Passageiro, Profissão Repórter" (1975).
Depois da morte de Visconti e Fellini, Antonioni é o único remanescente da grande geração de cineastas italianos do pós-guerra. Sua obra, marcadamente intimista e metafísica, centrada sobretudo no problema da angústia e da incomunicabilidade do homem contemporâneo, é uma das mais influentes do cinema a partir dos anos 60.
O alemão Wim Wenders, 48, um dos admiradores e discípulos de Antonioni, prepara um filme a ser co-dirigido pelo mestre italiano. Ainda sem título, o filme deverá ser dividido em quatro episódios, com roteiro do veterano Tonino Guerra, a partir de esboços e idéias do próprio Antonioni. O filme deverá ser rodado na Itália ainda este ano.

Texto Anterior: Sindicato protesta contra 'Você Decide'
Próximo Texto: Cinusp começa ciclo de filmes mexicanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.